Moçambique on-line

História de Moçambique

Sebastião Marcos Mabote

Mabote

Apelido:                            Mabote
Nomes próprios:            Sebastião C. Marcos
Data de nascimento:    18 de Maio de 1941
Local de Nascimento:   Chicumbane, Xai-Xai, Gaza
Data de falecimento:     27 de Janeiro de 2001
Habilitações literárias:  Licenciado em Ciências Militares

Sebastião Marcos Mabote, combatente da luta de libertação nacional, ingressou na Frelimo em 1963, onde ocupou várias funções de relevo.

Após a Independência nacional foi membro do Bureau Político da Frelimo, Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, vice-Ministro da Defesa e deputado da então Assembleia Popular, entre outras funções. Até à data da sua morte desempenhava as funções do Chefe de Departamento de Defesa e Segurança do Comité Central da Frelimo.

Em 1986 Mabote foi para Cuba para estudar. Ao regressar, em 1990, não foi enquadrado no Exército. Em Junho de 1991 foi detido, acusado de tentativa de golpe de Estado.
Em Setembro de 1992, o Tribunal Supremo concluiu que as acusações não tinham fundamento e, um mês antes da assinatura do Acordo de Paz com a Renamo, o General foi libertado. Mabote acusou alguns dos seus colegas Generais de estarem por detrás das falsas acusações de conspiração. O caso nunca foi devidamente esclarecido.

Mabote morreu por afogamento no dia 27 de Janeiro de 2001, na praia de Bilene, onde se encontrava de férias. Deixou viúva e seis filhos.
 


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial