Terra: mais de oito mil pedidos aguardam resposta
Um total de 8157 pedidos de direito de uso e aproveitamento de terra aguardam pela sua regularização nos Serviços Provinciais de Geografia e Cadastro. Este dado resulta de um levantamento feito no primeiro trimestre do presente ano pela Direcção Nacional de Geografia e Cadastro (DINAGECA), que está a informatizar a informação relativo aos pedidos. Os pedidos, alguns dos quais foram submetidos nos primeiros anos após a Independência, estão a ser actualizados. (Notícias, 14/08/00)
Renamo "promove manifestações"
Em conexão com os preparativos de uma série de acções de desobediência civil à escala nacional, denominadas "Jornada Nacional de Manifestações", foram detidos, semana passada, na cidade da Beira cinco membros activos da Renamo. O jornal "Notícias", citando um alto funcionário do Executivo, diz que o grupo foi surpreendido na madrugada da segunda-feira da semana passada, quando tentava espalhar panfletos incitando à violência e ao tribalismo.
O mesmo jornal acrescenta que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, teria dado ordens às chefias do partido para prepararem à escala nacional uma série de manifestações públicas a arrancarem logo após o seu regresso dos Estados Unidos da América. Tais actos, alegadamente de repúdio e protesto contra a indicação, pelo Presidente da República, dos novos governadores provinciais, deveriam ser comunicadas antecipadamente às autoridades, para efeitos de legalização e a Renamo dispensaria a presença da Polícia para velar pela segurança dos manifestantes.
"Para a cidade da Beira, Dhlakama ordenou o movimento de 50 homens armados para se infiltrarem entre os manifestantes e responderem a qualquer tentativa da Polícia de manter a ordem e evitar actos de vandalismo", afirmou a fonte anónima do jornal "Notícias". Refira-se que Dhlakama exigia que o seu partido indicasse os governadores nos círculos onde a Renamo obteve a maiora dos votos das últimas eleições gerais e ameaçou formar um Governo paralelo. (Notícias, 14/08/00)
Ministério do interior recebe 5 "Casspirs"
Cinco viaturas "Casspirs" para transporte de pessoal serão entregues hoje ao Ministro do Interiro, Almerino Manhenje, pelo Ministro da Segurança da África do Sul, Steve Tshwete. Segundo o Ministério do Interior o donativo é a expressão concreta dos acordos de cooperação existentes na aplicação da lei entre os Estados membros da Organização para Cooperação Regional dos Chefes da Polícia da África Austral (SAPCCO).
Recorde-se que os "Casspirs" são carros blindados que, usados para transportar a polícia sul-africana, chegaram a simbolizar a repressão da população pelo regime de "apartheid". Em Moçambique esses "carros de combate à criminalidade" serão usados pela Polícia de Investigação Rápida.
Refira-se que, operações conjuntas entre as polícias dos dois países resultaram na detenção de traficantes de droga, bem como o encerramento de uma fábrica de "Mandrax" em Maputo. Outras operações foram a destruição de milhares de armas de assalto do tipo "AK47", mais de 35 milhões de munições e outras armas de vários calibres. (Notícias, 14/08/00)
|