"Diálogo inteligente" já arrancou
Abriu ontem em Maputo, com cerca de 400 participantes, o Quarto Diálogo Internacional da África Austral sobre a Parceria Inteligente (SAID 2000). Este diálogo, cujo tema é "Tendências Globais em Economias Emergentes", durante três dias vai examinar os progressos registados desde o último encontro decorrido em Outubro do ano passado, no Zimbabwe, com destaque para a avaliação do processo de estabelecimento dos núcleos nacionais, regionais e locais bem como a constituição das respectivas redes.
No primeiro debate havido ontem, subordinado ao tema "Desenvolvimento dos Media - Parceria Inteligente num Mundo Digital", os participantes concluiram que os países do Sul precisam de criar mecanismos próprios para a troca de informações baseadas na filosofia da parceria inteligente, por forma a inverter a actual tendência dos países do Ocidente de estigmatizar a realidade dos seus países, valendo-se do monopólio que detêm das novas tecnologias de informação na era digital.
Participam nesta conferência estadistas, académicos, empresários, jornalistas, representantes da sociedade civil entre outros. Estes participantes deverão passar em revista a aplicação prática do conceito da parceria inteligente no contexto da capacitação económica, com particular destaque para o turismo. (Notícias, 21/08/00)
A Cadeia Civil Provincial de Nampula está a registar uma "grande superlotação", albergando 482 reclusos, quando a sua capacidade é de apenas 75. Dos 482 reclusos ali encarcerados, mais de metade ainda não foram condenados e muitos outros aguardam pela audição há mais de dois meses. O problema deve-se à "morosidade na acusação dos processos por parte dos órgãos judiciais". O novo Governador de Nampula, Abdul Razak Noormahomed, que visitou aquela cadeia, afirmou que "vai se inteirar do que se passa realmente naquele estabelecimento prisional e vai estudar mecanismos para descongestioná-lo". (Notícias, 21/08/00) Notícias de ontem (20 de Agosto): Moçambique recebe 70 milhões USD dos EUA Tribunais registam aumento de processos pendentes |