32 mortos e 17 feridos num acidente de viação
Trinta e duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas em consequência de um aparatoso acidente de viação ocorrido na madrugada de ontem, cerca das 3:45 horas, na Estrada Nacional n° 6 no distrito de Dondo, província de Sofala. O acidente envolveu um autocarro da empresa Oliveiras Transportes e Turismo Lda (OTTL) e um camião da empresa "Mar Azul".
O autocarro da OTTL, com 37 passageiros, fazia o trajecto Beira-Tete, enquanto que o camião da "Mar Azul" transportava 27 toneladas de milho do Programa Mundial de Alimentação, de Quelimane para Beira. Não são conhecidas as causas exactas do acidente, mas um fiscal da OTTL afirmou que o camião apresentava deficiências de iluminação. O Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, endereçou condolências às famílias enlutadas, manifestando esperança de que "situações idênticas não se repitam". (Notícias, 07/09/00)
Crise zimbabweana preocupa Governo de Maputo
A crise económica que afecta o Zimbabwe pode ter um impacto negativo no comprimento do Plano Social do Governo moçambicano para 2000 (PES-2000). Segundo o Primeiro-Ministro, Pascoal Mocumbi, que falava ontem em Maputo num "briefing" com jornalistas, o Governo havia preparado o PES-2000 com base numa avaliação da economia em 1999, a qual previa um crescimento económico em cerca 8% no presente ano, mas as cheias levaram à revisão do mesmo.
Assim o crescimento económico do ano 200, cuja previsão é de 3,8%, poderá ser afectado negativamente pela grave crise económica do Zimbabwe, um dos potenciais parceiros económicos de Moçambique. Só em termos de caminhos de ferro, há 15 dias havia uma circulação diária de cinco ou seis comboios de e para aquele país, mas agora circulam menos de três comboios por dia. (Notícias, 07/09/00)
Moçambique exportou mais de 250 milhões USD
Durante o ano passado, Moçambique exportou produtos diversos num valor superior a 250 milhões USD. No grupo das exportações destacam-se o camarão, electricidade, coco, algodão, citrinos, amêndoa, óleo, açúcar, e madeira. Esses produtos foram exportados, fundamentalmente, para África do Sul, Zimbabwe, Espanha, Índia, Portugal, EUA, Japão, Hong-Kong e Suazilândia. Esta informação foi dada a conhecer pelo Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Morgado, que falava à margem de um seminário subordinado ao tema "A Exportação na Conjuntura Actual do País", no âmbito da semana do Exportador Moçambicano, a decorrer em simultâneo com a FACIM-2000, a qual já vendeu 1611 bilhetes de ingresso.
Em relação ao seminário sobre a "Exportação na Conjuntura Actual do País", organizado pelo Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), o ministro Carlos Morgado afirmou que não obstante o valor das exportações do ano passado representar um crescimento em relação ao de 1998, ano em que o país exportou 248 milhões USD, Moçambique continua a registar um défice de cerca de 700 milhões USD na sua balança comercial. (Notícias, 07/09/00)
Leia também:
INGC apoia vítimas de incêndio de Geba
As mil pessoas residentes em Geba, na província de Nampula, que domingo último perderam as suas residências e barracas em consequência de um incêndio, começaram a receber os primeiros apoios humanitários, com distribuição de bens alimentares e cobertores, doados pelo Instituto de Gestão das Calamidades Naturais (INGC) na província e pela fábrica local de processamento de castanha de caju. Entre os produtos doados contam-se cinco toneladas de milho, 15 sacos de mandioca, 300 quilos de feijão, duas toneladas de sal e 388 cobertores.
Estimativas feitas pela equipa técnica de avaliação dos prejuízos, que está a trabalhar no terreno, indicam a necessidade de aquisição de 12 960 metros de plástico, 8 640 estacas e 12 mil bambus, para a construção de novas habitações para estes desalojados. Uma avaliação preliminar, aponta para 268 180 000 meticais os prejuízos só nas dez barracas, ficando ainda por estimar os referentes às 192 habitações igualmente devoradas pelo fogo. A responsável pelo incêndio, uma solteira de 22 anos de idade, encontra-se sob custódia policial, numa atitude que visa protegê-la das possíveis represálias de alguns moradores enfurecidos com a ocorrência. (Notícias, 07/09/00) Leia também:
Notícias de ontem (6 de Setembro): Moçambique recebeu 200 mil turistas em 1999 Inflação em Maputo foi de 1,1% em Agosto FACIM-2000: Há violação das regras de importação temporária Sector moçambicano de mineração atrai investimento estrangeiro |