Mini-cimeira em Maputo discute paz na RDCongo
Sete chefes de Estado participaram ontem em Maputo numa mini-cimeira para discutir o conflito na República Democrática do Congo. A cimeira, convocada pelo presidente sul-africano, Thabo Mbeki, decidiu que todas as tropas deverão recuar às posições que ocupavam antes da assinatura do acordo de Kampala, em Abril deste ano. Os chefes de Estado dos países envolvidos no conflito da RDCongo acordaram em chamar à ONU a responsabilidade de fiscalizar os acordos de paz para aquele país da região dos Grandes Lagos.
Na cimeira, que decorreu a portas fechadas, participaram os presidentes de RDCongo, Uganda, Ruanda, Zimbabwe e Namíbia, além dos de África do Sul e de Moçambique. O presidente Chissano afirmou que a ausência do presidente angolano não põe em causa os objectivos do encontro e anunciou para daqui a 15 dias a realização em Maputo de mais um encontro. (Notícias, 17/10/00)
Segurança alimentar ainda não será agora
Moçambique tem vindo a conhecer um crescimento da produção agrícola na ordem de 10 a 15% por ano, mas a persistência da vulnerabilidade e o funcionamento desajustado dos mercados ainda não permitem que se alcance a segurança alimentar. O vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Carrilho, disse ontem em Montepuez, província de Cabo Delgado, na abertura da campanha agrícola 2000/2001, que para ultrapassar esta situação há que aumentar a produtividade, ter capacidade de trabalhar com o mercado e organizar-se melhor para vencer a pobreza prevalecente fundamentalmente nas zonas rurais.
Os índices de produção que o país tem vindo a alcançar, que se situam actualmente acima de 1,6 milhão de toneladas, sugerem uma cobertura suficiente das necessidades de consumo da população. A título de exemplo, na campanha 1999/2000 a produção bruta de milho situou-se em cerca de 1163 mil toneladas para uma necessidade de consumo humano na ordem 1135 mil toneladas. Dados indicam a necessidade de importação de cerca de 60 mil toneladas daquele cereal para a zona sul mas, em contrapartida esperam-se exportações na mesma ordem, principalmente do centro e norte do país. O lançamento desta campanha agrícola coincidiu com o Dia Mundial da Alimentação que este ano celebra-se sob o lema "Um Milénio Sem Fome". (Notícias, 17/10/00)
Plenária da Assembleia só para a semana O plenário da Assembleia da República voltou a reunir-se hoje, em Maputo, para deliberar sobre a agenda de trabalhos da sua 3ª sessão ordinária. Na sexta-feira passada os grupos parlamentares da Frelimo e da Renamo-UE não chegaram a consenso quanto à oportunidade de debate da proposta de revisão do regimento da AR elaborada por uma comissão "ad hoc". Hoje ficou decidido que toda esta semana será reservada para o trabalho nas comissões especializadas. Assim a próxima plenária terá lugar somente na próxima segunda-feira. A revisão do regimento ficou na agenda e deverá ser discutida daqui a duas semanas (Rádio Moçambique, 17/10/00) Notícias de ontem (16 de Outubro): Inhambane terá energia de Cahora Bassa em 2001 Há alimentos para as regiões assoladas pela fome |