Moçambique on-line


Notícias do dia 19 de Outubro 2000

EUA libertam fundos para o Corredor do Limpopo

O Governo americano acaba de garantir a Moçambique a libertação, para breve, dos 55 milhões USD prometidos na conferência de doadores de Roma, destinados às obras de grande vulto no corredor do Limpopo, inoperacional desde as enxurradas do início do ano. A promessa foi feita durante a visita aos EUA do ministro moçambicano dos Transportes e Comunicações, Tomás Salomão. Os documentos que formalizam a concessão poderão ser rubricados na próxima semana.

A ligação ferroviária entre Maputo e Zimbabwe continua interrompida uma vez que as enxurradas arrastaram o aterro e estragaram pontes em várias secções da linha. A linha era usada, entre outras coisas, para a exportação do açúcar produzido na região de Matabelelândia, ora desviada para Beira e portos sul-africanos. Além dos prejuízos económicos, a paralisação do corredor teve um grande impacto social, já que as populações entre Macarretane e Chicualacuala dependem da linha ferroviária para o seu abastecimento. As obras de recuperação da linha, na sua fase de emergência, custaram ao país cerca de sete milhões de USD. (Notícias, 19/10/00)

Nampula: produtores de algodão criam fórum

O Governo moçambicano, empresas e associações de produtores de algodão sediados na província de Nampula acabam de constituir um fórum local para a resolução de conflitos que emergem no processo de produção e comercialização daquela cultura de rendimento. A constituição do referido órgão resulta de um consenso alcançado entre as três partes durante uma reunião de análise e definição de estratégias para o relançamento da produção algodoeira realizado semana passada na cidade de Nampula.

O aludido fórum será dirigido pelo Director Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural; nele devem participar outros actores dos sectores privado e familiar, por forma a permitir uma intervenção eficiente na resolução dos crónicos problemas que enfermam a produção do algodão. O regime de concessões adoptado há alguns anos pelo Governo vai continuar a vigorar embora com características diferentes uma vez que só será permitido que os operadores realizem actividades de produção como comercialização apenas no perímetro das suas áreas. (Notícias, 19/10/00)

Mambone vai receber gás natural

A vila de Mambone, na província de Inhambane, deverá beneficiar de energia eléctrica até ao final deste ano como resultado da conclusão da instalação de uma conduta que vai transportar gás natural de Pande, que vai alimentar a central eléctrica daquele ponto do país. O projecto, avaliado em cerca de 600 mil euros, financiados pela DANIDA, uma organização não-governamental dinamarquesa, arrancou a 5 de Setembro último e termina a 5 de Dezembro próximo.

Em Pande já foram realizadas escavações de cerca de dez quilómetros dos 25 necessários para chegar à Nova Mambone, onde o gás irá alimentar dois geradores de energia eléctrica, para além de oferecer gás para o uso doméstico a algumas casas. A energia eléctrica deverá ser fornecida também à vila de Machanga na província de Sofala. Actualmente, Pande produz cerca de 2500 metros cúbicos de gás por dia; com a nova linha a produção vai aumentar em 500 metros cúbicos por dia. O gás natural na província de Inhambane foi descoberto por volta de 1960. (Notícias, 19/10/00)

Notícias de ontem (18 de Outubro):

Moçambique recorda Samora

Chissano recebe emissário angolano

Chissano escala Zambézia


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial