Prognósticos da época agrícola são positivos
A Direcção Nacional da Agricultura prevê uma campanha agrícola 2000/2001 relativamente boa, considerando as variações climáticas previstas para o período de Outubro a Dezembro e de Janeiro a Março que apontam para chuvas a nível normal a acima do normal. As principais províncias produtoras, nomeadamente Niassa, Nampula, Cabo Delgado, Zambézia, Manica e Sofala, apresentam uma alta probabilidade de satisfazer as necessidades hídricas das principais culturas alimentares, enquanto que o rendimento nas três províncias do sul, devido às suas características, poderá ser afectado.
A campanha agrícola 2000/2001 foi aberta oficialmente a 16 de Outubro e o Sistema Nacional de Aviso Prévio para a Segurança Alimentar apresentou ontem, em Maputo, a avaliação da campanha 1999/2000 e o prognóstico da estação chuvosa 2000/2001 e a sua interpretação na agricultura. Aquele organismo indica que existe uma probabilidade moderada, 50% a 60%, de ocorrência de cheias nas regiões próximas dos principais rios da zona centro do país. A área semeada na campanha passada foi de 3,5 milhões de hectares, da qual foram colhidas 3,3 milhões de hectares e este ano está previsto o cultivo de perto de quatro milhões de hectares de terra. (Notícias, 31/10/00)
Iniciativa de Desenvolvimento Espacial dos Libombos arranca próximo mês
Os governos de Moçambique, Suazilândia e África do Sul vão colocar em um concurso, no mês de Novembro, os 18 projectos previstos na Iniciativa de Desenvolvimento Espacial dos Libombos (IDEL). Com efeito, delegações dos três países, encabeçadas pelos ministros do Turismo de Moçambique e da África do Sul bem como pelo Ministro da Economia e Desenvolvimento da Suazilândia, estiveram reunidas ontem em Maputo com vista a fazer uma apreciação da documentação base que vai permitir o lançamento de concursos para os 18 projectos identificados, cujo investimento mínimo previsto é de 150 milhões USD.
Destes projectos apenas um será desenvolvido em território moçambicano, 15 na África do Sul e os restantes dois são destinados à Suazilândia. O projecto IDEL, uma iniciativa que arrancou em 1996, é essencialmente turístico e, pela parte moçambicana, envolve duas regiões da província de Maputo, nomeadamente Ponta do Ouro e Ponta Mamole. Ainda do lado moçambicano, existe o "Projecto Âncora da Ponta do Ouro" que, segundo o Ministro do Turismo, prevê a construção de um hotel e chalés (500 camas), um campo de golfe e outras áreas de entretenimento. (Notícias, 31/10/00)
INE avalia investiga indicadores de bem-estar
Cerca de 14 500 agregados familiares deverão ser submetidos a um inquérito nacional durante os próximos seis meses, por forma a colherem-se os indicadores básicos de bem estar, a serem fornecidos ao Governo e outros organismos com vista à elaboração e monitoramento dos planos de desenvolvimento sócio-económico e de combate à pobreza absoluta. A iniciativa, lançada oficialmente ontem, em Maputo, é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com o financiamento do Governo e de organizações internacionais tais como a DANIDA, NORAD, o UNICEF e a USAID.
Tem como objectivos a actualização de dados sobre os agregados familiares e sobre componentes sociais como Educação, Saúde, emprego, bens duráveis das famílias, características das habitações, efeitos das cheias, saúde materno infantil e indicadores globais sobre a pobreza. O inquérito sobre Indicadores Básicos de Bem-Estar foi desenvolvido pelo Banco Mundial, OIT, UNICEF e pelo PNUD, tendo sido experimentado em vários países africanos como o Gana, Tanzania, Quénia e Nigéria, com o Gana a destacar-se na melhor condução do processo. (Notícias, 31/10/00)
Notícias de ontem (30 de Outubro): Coordenação regional na utilização de recursos é um imperativo |