Manifestações:
Pouco a pouco começam a chegar de diferentes distritos informações mais detalhadas sobre as manifestações organizadas pela Renamo-UE na quinta-feira passada. O Procurador Provincial de Cabo Delgado disse esta manhã à Rádio Moçambique que também houve mortes no distrito de Namuno; em toda a Província o número de mortes seria de 36. No hospital províncial em Pemba encontram-se ainda cinco doentes provenientes de Montepuez, um dos quais em estado grave. Estes dados fazem subir o número total de mortes em todo o país para pelo menos 49.
O Procurador disse que em Montepuez estão já detidas 32 pessoas, que serão julgadas em relação com os acontecimentos violentos ocorridos na sede do distrito. Em toda a província estão presas 79 pessoas, entre as quais o delegado provincial do partido Renamo. (Rádio Moçambique, 13/11/00)
24 morrem em acidente de viação em Maputo
Vinte e quatro pessoas perderam a vida e outras 20 contraíram ferimentos, dentre ligeiros e graves, em resultado de um violento acidente de viação ocorrido na auto-estrada Maputo/Matola. O sinistro envolveu um "mini-bus" de transporte semi-colectivo de passageiros (vulgo "chapa") e um camião Mercedes-Benz, que seguiam em sentidos contrários.
Segundo a Polícia, o desastre foi causado quando o camião, pretendendo ultrapassar um outro veículo, saiu da sua faixa de rodagem, indo embater contra a viatura de transporte público. Em Maputo são frequentes os acidentes, dado que há falta de sinalização nas vias públicas e os automobilistas, fundamentalmente os dos semi-colectivos, não respeitam as regras de trânsito. (Notícias, 13/11/00)
Empresários portugueses visitam Moçambique Uma missão empresarial composta por 14 empresários portugueses das áreas de construção, equipamentos, comércio, consultoria e serviços encontra-se em Moçambique, para avaliar a possibilidade de investir na área industrial. A vinda daqueles empresários a Moçambique enquadra-se numa iniciativa conjunta das Associações de Industrias do Aveiro e do Viseu, promovida no âmbito de uma candidatura ao programa RETX, do ICEP-Investimentos, Comércio e Turismo de Portugal. A missão deverá permanecer no país até à próxima quarta-feira, visitando os parques industriais da Matola e Beloloane, para além de manter contactos com o Centro de Promoção de Investimentos. (Notícias, 13/11/00)
Internacional Socialista contra afro-pessimismo
A Internacional Socialista (IS) rejeita a ideia de afro-pessimismo, sustentando que o continente não está condenado a guerras, pobreza e violação dos direitos humanos. Discursando na cerimónia de encerramento do II Conselho da IS, o primeiro-ministro português, António Guterres, presidente em exercício daquela organização política, disse sábado último em Maputo que a mesma acredita que os africanos têm capacidade para mobilizar as suas energias visando a realização de um conjunto de acções tendentes ao alcance da paz, democracia, desenvolvimento e justiça social no continente.
Por outro lado Guterres vincou a necessidade de se fazer um apelo muito forte à comunidade internacional para que as injustiças no mundo, que retiram à África grande parte das oportunidades, possam cessar. A IS, que congrega perto de 150 membros, voltará a reunir-se no próximo ano, em Lisboa, Portugal, numa altura em que celebra o seu 50o aniversário. (Notícias, 13/11/00) Notícias de ontem (12 de Novembro):
Governo decreta luto nacional
|