Moçambique on-line


Notícias do dia 22 de Novembro 2000

Cinco mortos na Zambézia por causa de vendaval

Cinco pessoas morreram e 112 casas ficaram destruídas em consequência do vendaval, acompanhado de chuva e granizo, que atingiu domingo e segunda-feira últimos os distritos de Milange e Nicoadala, na província da Zambézia. O vendaval e a chuva destruíram extensas áreas agrícolas do sector familiar e provocou a morte de um número não especificado de animais. Refira-se ainda que, em consequência deste vendaval, a cidade de Quelimane está a conhecer fortes restrições no fornecimento de energia eléctrica, como resultado da destruição de algumas linhas de transporte. (Notícias, 22/11/00)

Conselho de Ministros autoriza empréstimo interno

O Conselho de Ministros realizou ontem, em Maputo, a sua 35ª Sessão Ordinária, em que apreciou a situação da execução do programa de reconstrução pós-emergência, nomeadamente dos compromissos de desembolsos dos doadores e das acções em curso e em perspectiva de realização nas zonas afectadas. Na sessão, o Conselho de Ministros apreciou e aprovou o decreto que autoriza a Ministra do Plano e Finanças a contrair um empréstimo interno amortizável denominado "Obrigações de Tesouro 2000", até ao montante de 745 mil milhões de meticais. (Notícias, 22/11/00)

Alfândegas apreendem açúcar e anulam fuga ao fisco

As Alfândegas apreenderam 7 mil toneladas de açúcar branco refinado que chegou ao Maputo na semana passada, por via marítima, proveniente de Durban. O açúcar foi declarado como sendo de origem brasileira, usando para o efeito uma pré-declaração emitida em Agosto de 1999, e falsificada de modo a sustentar a justificação do importador de que o valor do mesmo era apenas o correspondente à metade do valor real, cerca de 14,4 milhões de randes sul-africanos.

De acordo com as Alfândegas, o valor de direitos e de mais imposições aduaneiras foi avaliado em 19 mil milhões de meticais. O importador deverá pagar ainda uma multa por tentativa de fuga a fisco estimada em mais de 11 mil milhões de meticais. O açúcar, embalado em 140 mil sacos de 50 quilogramas cada, está a ser descarregado no Porto de Maputo, enquanto as investigações continuam. (Notícias, 22/11/00)

Notícias de ontem (21 de Novembro):

Exames decorrem sem sobressaltos
Muteia na encontro da FAO
Casos de cólera voltam a aumentar no Sul
Rios do Sul aumentam caudais
Empresariado moçambicano vai investir no Emirados Árabes


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial