Moçambique on-line


Notícias do dia 28 de Novembro 2000

Combate de SIDA necessita de 261 milhões USD

Moçambique necessita de 261 milhões USD para o combate ao HIV/SIDA, nos próximos três anos. Assim, no próximo dia 30 de Novembro, representantes do Governo, do Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS), doadores e parceiros internacionais irão reunir-se em Maputo com o objectivo de mobilizar esses fundos. As estatísticas indicam que perto de um milhão de moçambicanos estão infectados pelo vírus HIV, enquanto que cerca de 750 pessoas são infectadas diariamente.

Janet Mondlane, Secretária Geral do CNCS, revelou que os jovens constituem o grupo alvo de maior prevalência, sendo que no sul e no norte correspondem a 16% da população infectada, enquanto que no centro do país correspondem a uma percentagem de 25% dessa população. A esperança de vida dos moçambicanos, em 2010, será inferior aos 35 anos de idade. As celebrações centrais do 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, terão lugar na província de Tete, uma das mais afectadas. (Notícias, 28/11/00)

Em Maputo: Kabila aceita observadores da ONU

O Presidente da RDCongo, Laurent Kabila mostrou-se disponível a resolver todas as questões pendentes no processo de paz em curso no seu país, por forma a permitir que a ONU possa fiscalizar o cumprimento dos acordos de cessar-fogo e desarmamento das forças. Na cimeira de Maputo, decorrida ontem, os presidentes do Uganda, RDCongo, Zimbabwe, o primeiro-ministro da Namíbia, Hage Geingob e o ministro angolano da Defesa, Kundi Paihama, acordaram bases para o trabalho da Comissão Política que deverá reunir amanhã em Lusaka, na Zâmbia, envolvendo representantes dos três grupos rebeldes congoleses, e dos cinco países envolvidos no conflito dos Grandes Lagos.

Nesse encontro, a Comissão Política vai aprofundar os métodos de implementação das decisões tomadas na cimeira de Maputo na base dos acordos de Lusaka. Tais acordos preconizam o recuo das forças a 15 quilómetros para lá das posições que ocupavam aquando da assinatura do acordo de cessar-fogo, em Abril deste ano. Refira-se que, o Ruanda e o Uganda prometeram que iriam recuar mais 200 quilómetros e 100 quilómetros, respectivamente, em relação à distância preconizada no acordo. (Notícias, 28/11/00)

Camponeses produziram mas não há comercialização

Segundo dados divulgados ontem em Maputo no Conselho Coordenador do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), neste momento o país debate-se com graves dificuldades de comercialização de excedentes, sobretudo nas regiões centro e norte, onde se registou muita produção. Assim, parte considerável das cerca de 400 mil toneladas de produtos diversos, excedentes da produção da campanha agrícola 1999/2000, está em risco de apodrecer nos celeiros dos camponeses.

A campanha 1999/2000 produziu cerca de 1,5 milhão de toneladas de cereais, numa extensão de terra cultivada de 198 000 hectares, cifra que não satisfaz as expectativas do MADER, tendo em conta que situou-se muito abaixo dos resultados alcançados em campanhas anteriores. Esta campanha foi influenciada pelo início falso da época chuvosa (Outubro) que levou os camponeses a realizarem sementeiras antecipadas. (Notícias, 28/11/00)

Notícias de ontem (27 de Novembro):

Moçambicanos oram pela paz
Maputo acolhe mais uma cimeira sobre a RDCongo
Moçambique satisfeito com actuação do exército da Guiné-Bissau
FADM compra carros recondicionados à RAS


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página inicial