Moçambique on-line

Notícias do dia 10 de Janeiro 2001


Três milhões de moçambicanos sofrem de malária

Moçambique regista actualmente cerca de 3 milhões de casos de malária, uma doença endémica responsável por cerca de 20% das mortes nos hospitais do país. Face ao drama as autoridades sanitárias do país estão a desenvolver campanhas de pulverização visando combater o mosquito causador da doença.

Em Maputo, onde a situação é particularmente crítica, as autoridades sanitárias vão lançar este mês uma alternativa à cloroquina, que devido ao seu consumo excessivo já é incapaz de combater a doença. No período de 1993 a 1997, a malária significou uma média de 42% de internamentos nos hospitais rurais do país. Em 1999 foram notificados cerca de 2 milhões de casos da doença e cerca de 1400 óbitos. (Notícias, 10/01/00)

Turismo rendeu cerca de 30 milhões USD

O Governo moçambicano estima em 30 milhões USD o montante arrecadado no ano passado pelo sector do turismo, contra uma média de 37,5 milhões USD que eram arrecadados nos anos anteriores. De acordo com o Ministro do Turismo, Fernando Sumbana, no mesmo período cerca de 250 mil turistas terão visitado o país, não obstante o impacto das cheias de Fevereiro e Março. A maior concentração de turistas ocorreu nos meses de Novembro e Dezembro.

Segundo Sumbana, estão em curso medidas visando eliminar os desmandos protagonizados por turistas no país, particularmente na zona da Ponta do Ouro, onde se fala de destruição do meio ambiente, sobretudo por turistas sul-africanos. Outras instâncias, nas províncias de Gaza e Inhambane, registam igualmente desmandos, incluindo atitudes racistas. (Notícias, 10/01/00)

Esta semana:
Chissano receberá condecoração da FAO

O Presidente da República, Joaquim Chissano, será condecorado esta semana, em Maputo, pela FAO com a medalha "Agrícola" de Ouro, "pelo seu desempenho e abnegação na luta pelo desenvolvimento económico e social, combate à fome e pela erradicação da pobreza em Moçambique".

A distinção será entregue pelo director daquele organismo da ONU, Jacques Diouf, que visita o país de 11 a 12 do mês em curso. A medalha em alusão é a mais alta distinção atribuída pela FAO a personalidades e/ou países que se destacam na luta pela erradicação da fome e da pobreza no mundo. (Notícias, 10/01/00)

Notícias de ontem (9 de Janeiro):

Sobe caudal do rio Zambeze
Incêndio devora lojas no centro de Xai-Xai
Farmeiros zimbabweanos instalam-se em Manica


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial