Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 5 de Abril 2001

Em Inhambane:
Miriam Makeba entrega embarcações a pescadores

A cantora sul-africana e embaixadora de "boa vontade" da FAO Miriam Makeba, de visita ao país, procede hoje, em Inhambane, à entrega de embarcações a pescadores afectados pelas cheias e pelo ciclone "Eline" no ano passado. As embarcações foram adquiridas no âmbito dum projecto da FAO avaliado em 2,2 milhões USD, financiado pelo Governo italiano, cujo objectivo é distribuir cerca de 270 embarcações de pesca de pequena escala, aos pescadores afectados nas províncias de Gaza, Inhambane e Sofala.

O projecto da FAO, que vai fornecer ainda 90 motores aquáticos, pretende abranger mais de 2000 pescadores, que deverão aumentar a sua produção de pescado para cerca de 2000 toneladas por ano, avaliadas em três milhões USD. (Notícias, 05/04/01)

Matola: Afectados pelas cheias recebem casas

O Conselho Municipal da cidade da Matola, província de Maputo, procede hoje à entrega formal de 887 casas construídas para as vítimas das cheias do ano passado. As casas a serem entregues constituem o conjunto de apoios doados por vários organizações, tais como o Programa Mundial de Alimentação, Igreja Luterana, Handicap International, ACT, Departamento de Saint-Denis, Gabinete da Primeira Dama, entre outras.

A cerimónia de entrega contará com a presença do Governador da província de Maputo, Alfredo Namitete, e dos embaixadores da França, Holanda, Itália e dos Estados Unidos. (Notícias, 05/04/01)

Operações aéreas: Holanda concede apoios financeiros

O Governo da Holanda vai disponibilizar 500 mil USD para financiar as despesas de operação dos meios aéreos actualmente alocados ao programa de assistência aos afectados pelas cheias na região centro do país. O facto foi anunciado ontem em Sofala pelo embaixador da Holanda no país, Arie van der Wiel, que integrou uma missão que, ainda ontem, sobrevoou a região afectada, nomeadamente os vales dos rios Zambeze e Púnguè.

O anúncio surge em virtude de a missão ter constatado que ainda há necessidade de manter o actual nível de assistência pelo menos até as próximas duas semanas, apesar de se verificar um progressivo abrandamento do nível das águas nas duas bacias. Os 11 meios aéreos actualmente disponíveis, deveriam terminar a sua missão amanhã, mas depois da avaliação ontem efectuada concluiu-se que há necessidade da sua manutenção, pelo menos durante mais duas semanas. (Notícias, 05/04/01)

Zambézia tem 420 mil pessoas afectadas pelas cheias

O Governador da Zambézia, Lucas Chomera, dirigindo-se aos presentes no Conselho Coordenador do Ministério de Comércio e Indústria que decorre na cidade de Quelimane, indicou que as cheias afectaram, naquela província cerca de 420 mil pessoas, das quais 130 mil se encontram numa situação de deslocadas, e destruíram mais de 30 mil hectares de culturas diversas.

No sector da educação há 40 187 alunos que estão sem estudar e cerca de 582 professores fora de actividade. Entretanto, o sector agrário espera receber um total de 20 mil "kits" de instrumentos agrícolas e sementes, bens que irão beneficiar apenas 20 mil famílias, menos de metade dos necessitados. (Notícias, 05/04/01)

Notícias de ontem (4 de Abril):

Em Maputo: Jovens sem habitação ocupam imóvel vago
Banco Austral: Governo rompe contrato com sócios malaios
No Parlamento: Governo enfrenta "prova oral"


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial