Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 1 de Maio 2001

Zambézia:
Vítimas das cheias ainda não receberam sementes

Camponeses afectadas pelas cheias em quatro distritos da província da Zambézia ainda não receberam as sementes e instrumentos de produção previstos para que possam intervir na segunda época da presente campanha 2000/2001, iniciada em princípios de Abril, devido ao atraso que se regista na chegada da encomenda feita na África do Sul. O único distrito onde as sementes já foram distribuídas é o de Inhassunge, onde foram alocados 2000 "kits" de sementes e instrumentos de produção, através da SEMOC, provenientes de um donativo da Itália/FAO.

Entretanto, espera-se que os restantes distritos recebam sementes a serem distribuídas a partir desta semana pela Associação Rural da Ajuda Mútua, uma das organizações integrados no grupo DEC que, no âmbito da emergência, receberam apoios britânicos. O pacote de sementes a ser distribuído pelo grupo DEC soma cerca de um milhão USD. (Notícias, 01/05/01)
 

Operários celebram o Primeiro de Maio

Para as celebrações do 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, os trabalhadores moçambicanos estão hoje na rua para os tradicionais desfiles alusivos à data, outra vez com a exigência de uma política salarial mais justa e o fim dos despedimentos massivos e o encerramento das empresas. Só no ano passado houve registo do despedimento de 13 mil trabalhadores em diversos ramos de actividade.

De acordo com o programa, na cidade de Maputo o desfile dos trabalhadores terá início junto à fachada do edifício-sede dos Correios de Moçambique, devendo terminar na Praça dos Trabalhadores, onde terá lugar o habitual comício, onde se espera que discursem o Primeiro Ministro e o Presidente da República.

O Secretário-Geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos-Central Sindical (OTM-CS), Joaquim Fanheiro, anunciou algumas inovações a serem introduzidas, como por exemplo, a antecipação para o dia 39 de Abril da cerimónia de deposição de flores, que nos anos passados era realizada na manhã de 1 de Maio.

Pretende-se que a experiência permita a participação de todos os trabalhadores nas actividades alusivas ao 1º de Maio. No entanto, as fortes chuvas que começaram a cair em Maputo na noite de segunda para terça-feira ameaçam a participação nos desfiles. (Notícias, 01/05/01)
 

Notícias de ontem (30 de Abril):

Mambas - Bafana-bafana: 0 - 3
Polícia recupera 10 viaturas roubadas
AIM tem novo Director


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial