Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 8 de Maio 2001

Comité Central da Frelimo reunido à porta fechada:
Sucessão de Chissano não está na agenda

O Comité Central do partido Frelimo está reunido desde ontem em Matola, à porta fechada, na sua V sessão ordinária, para, entre outras matérias, deliberar sobre a convocação do VIII Congresso, debater o informe sobre a implementação do programa do Governo e a organização interna do partido.

Estranhamente, na agenda nada consta que versa sobre qualquer debate em torno da sucessão de Joaquim Chissano, que lidera o partido desde a morte de Samora Machel. Chissano, hoje com 62 anos, está a cumprir o seu segundo mandato, para além dos 8 anos em que liderou os destinos do país em regime de partido único. O artigo 118 da Constituição da República, no entanto, permite-lhe concorrer para um terceiro mandato presidencial.

O discurso de abertura, proferido por Chissano, foi um cortejo de elogios ao partido e ao seu Governo, sem o mínimo gesto de autocrítica. Para o porta-voz da reunião, Bernardo Cherinda, não há nenhumas "cisões", nem "divisões internas" no seio do partido. (metical, Notícias, RM, 08/05/01)
 

Na cidade da Matola:
Secretário do Bairro mata mulher grávida

Na cidade da Matola, o secretário do bairro Matola "D", Elias Tembe, é indiciado de ter morto à catana uma senhora grávida na quinta-feira da semana passada. Segundo informou a TVM, o incidente deu-se quando aquele dirigente, que alegadamente pretendia expulsar ocupantes ilegais de talhões, começou a incendiar palhotas. Os ocupantes reagiram e, na confusão, Elias Tembe teria golpeado mortalmente com uma catana a senhora em alusão. Em seguida refugiou-se na sua casa donde solicitou a Polícia que prontamente foi o proteger. Os populares furiosos com o acto bárbaro pretendiam "ajustar as contas".

Todavia, os familiares da vítima lamentam que a Polícia não esteja a fazer algum levantamento junto destes, o que levanta desconfiança. Entretanto, apesar de haver uma tendência de ocultar as evidências, a TVM confirmou ontem que o corpo da vítima encontra-se na morgue do Hospital Central de Maputo e as autópsias provam que houve homicídio.

A imprense reage de forma dividida a este caso. Enquanto o jornal Notícias não hesita em defender abertamente o Sr. Tembe, a TVM insiste numa investigação imparcial. A crise de terras na Matola remonta de Janeiro do ano passado, quando mutilados de guerra, "sem terra", iniciaram a ocupação de quintas pertencentes a individualidades e cooperativas. (TVM e Notícias, 7 e 8/05/01)
 

Para as vítimas das cheias:
Há comida até Junho

O Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) anunciou recentemente que tem disponíveis alimentos para as vítimas das cheias por pelo menos dois meses, para assistir cerca de 500 mil pessoas até à fase da colheita da segunda época. O nível de "stocks" é de 3500 toneladas de alimentos.

Um novo reajustamento do número dos necessitados de assistência alimentar deverá ser feito após as colheitas da segunda época, em Julho próximo, tendo em conta a insegurança alimentar vigente. Entretanto, a resposta dos doadores ao apelo de emergência lançado em Fevereiro pelo Governo atinge actualmente os 20 milhões USD. Enquanto isso, há previsão da chegada de cerca de 4000 toneladas de arroz do Japão até Junho, através do PMA. (Notícias, 08/05/01)
 

Notícias de ontem (7 de Maio):

Montepuez: Indeferido pedido de revisão do tribunal
Banco sul africano financia EDM
Desminagem recebe apoio alemão


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial