Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 21 de Maio 2001

Inhambane está às escuras há duas semanas

As cidades de Inhambane e Maxixe e parte do distrito de Homoíne, na província de Inhambane, estão há sensivelmente duas semanas a sofrer fortes restrições no fornecimento de energia eléctrica em consequência de uma avaria grossa, registada num dos grupos geradores da subestação da capital provincial. Castigo Langa, Ministro dos Recursos Minerais e Energia, que na semana finda visitou aquela província, afirmou que a reparação da avaria poderá durar mais três ou quatro semanas e apelou à sociedade para manter a calma e disciplina até à reparação dos danos.

Enquanto se aguarda pela importação de um novo alternador, a prioridade no fornecimento de energia no período nocturno vai para o Hospital Provincial e algumas escolas, deixando o resto das duas cidade às escuras. Inhambane, região do país com grandes potencialidades turísticas e cerca de 700 quilómetros de costa marítima é a segunda província mais pobre do país. Actualmente não está ligada à rede nacional de energia eléctrica, mas a linha de alta tensão que irá ligar a província à subestação de Chicumbane em Gaza já está em construção. (Notícias, 21/05/01)
 

Conselho Coordenador do Ministério do Interior conclui:
É preciso mudar a actuação da Polícia

Falando, em Maputo, no encerramento do XIII Conselho Coordenador do Ministério do Interior, Almerino Manhenje, responsável do pelouro, disse que há necessidade de se operarem mudanças profundas no comportamento dos funcionários do ministério e dos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM), sobretudo na sua relação com a comunidade. Manhenje recordou, por exemplo, que quando o agente da Polícia sai à rua com a missão de realizar uma patrulha, que não é uma operação selectiva, só lhe é permitido interpelar um cidadão quando sobre ele recai uma suspeita devidamente fundamentada. Alertou que, uma actuação contrária dos agentes só servirá para molestar cidadãos.

Durante os três dias em que decorreu o XII CCMNIT, que terminou na passada sexta-feira, os participantes fizeram um diagnóstico da situação da instituição, tendo também aprofundado a análise sobre os aspectos que intervêm no trabalho daquele órgão do Estado. Foram também examinados os problemas de migração, identificação civil e dos bombeiros.

Nos últimos tempos, a actuação da Polícia e dos funcionários do Ministério do Interior é contestada pela sociedade civil devido ao facto destes protagonizarem actuações visando tirar proveito próprio. Deste Conselho Coordenador esperava-se a tomada de medidas concretas para corrigir esta actuação, mas tudo indica que, mais uma vez, tudo vai ficar nos discursos. (Notícias, 21/05/01)
 

Em Sofala:
Vítimas das cheias recebem casas

O Governo provincial de Sofala entregou, no último fim-de-semana, 425 casas melhoradas às populações vítimas das cheias do ano passado. As casas foram edificadas no centro de reassentamento de Guara-Guara, distrito de Búzi, e a sua edificação contou com o financiamento da Cooperação Austríaca. As habitações ora entregues são auto-construções do tipo 2, cobertas de chapa de zinco, com pavimento cimentado e localizadas no espaço ordenado.

Estas casas vão substituir as tendas, alpendres e alojamentos a céu aberto onde as populações se abrigavam. Paralelamente, outras 200 estão em construção no mesmo local, desta vez com financiamento da Federação Mundial Luterana. (Notícias, 21/05/01)
 

Em Chimoio:
IPADE abre sede provincial

O IPADE, Instituto Democrático para a Paz e Desenvolvimento, inaugurou este fim-de-semana a sua primeira sede provincial, na cidade de Chimoio. O acto foi presidido pelo presidente do Instituto, Raul Domingos. O IPADE foi criado por Raul Domingos, pouco depois de ele ser expulso da Renamo. (Notícias 21/05/01)
 

Notícias de sábado passado (19 de Maio):

Oficializado Projecto de Ferro e Aço de Maputo
Boeing das LAM cedido a AIRLUXOR
Gaza: Camponeses recebem certificados de posse de terra
Trinta contentores de vinho retidos no porto


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial