Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 28 de Maio 2001

Cheias:
Conferência de doadores adiada para Junho

Segundo disse o director do INGC, Silvano Langa, a conferência de doadores para a reconstrução pós-cheias, que havia sido marcada para finais deste mês, foi adiada para o próximo mês por razões de natureza organizacional. Entre as razões que ditaram o adiamento, destaca-se uma interna, que tem a haver com aspectos técnicos de levantamento de dados, e outra de origem externa. Esta última está ligada à necessidade de envolvimento dos parceiros de cooperação, cuja equipa de trabalho chegou recentemente ao país.

Com efeito, os dados finais, nomeadamente sobre os valores a serem solicitados aos doadores para o processo de reconstrução no centro do país ainda estão a ser sistematizados. Um dos projectos que será apresentado na conferência é o da reabilitação da estrada que liga Dondo a Caia, na província de Sofala. Esta estrada foi a principal via de acesso para as operações de ajuda às vítimas das cheias no vale do Rio Zambeze. A reabilitação deverá custar cerca de 200 000 USD.

A conferência de doadores, para além de efectuar a avaliação dos danos causados pelas cheias no presente ano, deverá fazer também o balanço da execução dos fundos doados na conferência de Roma, no ano passado. A resposta dos doadores ao apelo de 30 milhões USD, lançada em Fevereiro pelo Governo, já alcançou os 24 milhões USD. Refira-se que as cheias deste ano resultaram em 113 óbitos, 235 mil deslocados, 111 mil famílias afectadas na área da agricultura e perto de 72 mil hectares perdidos. (Notícias, 28/05/01)
 

Chissano participa na 36ª reunião do BAD

O Presidente da República, Joaquim Chissano, participa a partir de hoje, em Valência, Espanha, na 36ª Reunião e Assembleia Anual dos Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Chissano que deverá proferir amanhã o discurso de abertura da reunião, deverá encontrar-se hoje com o Primeiro-ministro espanhol, José Maria Aznar. No simpósio de Valência, Chissano vai apresentar a experiência de Moçambique sobre a "parceria para o desenvolvimento".

O BAD tem uma carteira de projectos no país, cujos investimentos rondam os 800 milhões USD. No passado, aquela instituição disponibilizou cerca de 200 milhões USD para investimentos no país. O BAD foi criado em 1963 em Cartum, Sudão, por 23 países, mas actualmente quase todos os países do continente africano são membros da instituição incluindo alguns países da Europa, Ásia e América. (Notícias, 28/05/01)
 

Saúde: Zambézia investe 8 milhões USD

A província da Zambézia deverá investir cerca de 8,1 milhões USD para a construção, ampliação, reabilitação e apetrechamento da rede sanitária durante o período 2001/2005. A rede sanitária da província é composta por 75 unidades, sendo um hospital provincial, dois rurais e cerca de 171 centros de saúde. A União Europeia já garantiu cerca de 7 milhões USD para a reabilitação de 32 unidades sanitárias, a ampliação 16 e substituição de 13 unidades de material não convencional em convencional.

Com efeito, o número de hospitais rurais deverá passar para cinco a partir do próximo ano, como resultado de obras que decorrem nas unidades sanitárias de Milange, Morrumbala e Alto Molócue. Zambézia, com uma população estimada em 3,3 milhões de habitantes, é a segunda província mais populosa do país . (Notícias, 28/05/01)
 

Notícias de sábado passado (26 de Maio):

Situação das mulheres não melhorou na SADC
Peça de teatro sobre Carlos Cardoso
Dhlakama: Problemas do Zimbabwe poderão chegar a Moçambique
CE disponibiliza 300 milhões USD
Agrupamento Mabulu em digressão pela Europa


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial