Moçambique on-line

Tropical Net


Notícias do dia 13 de Junho 2001

Educação - o grande desafio:
Lançado Relatório do Desenvolvimento Humano

Foi apresentado ontem, em Maputo, o Relatório Nacional do Desenvolvimento Humano 2000, produzido pelo Centro de Documentação e Pesquisa para a África Austral (SARDC), em conjunto com a Universidade Eduardo Mondlane e editado pelo PNUD. O tema principal desta terceira edição do Relatório é "Educação e Desenvolvimento Humano: Percurso, lições e desafios para o Século XXI".

O Índice de Desenvolvimento Humano de Moçambique tem subido ligeiramente ao longo dos últimos anos (de 0,310 em 1994 para 0,344 em 1999). O Produto Interno Bruto é o factor que mais tem contribuído para este aumento, enquanto, por outro lado, o Índice da Educação tem-se mantido praticamente estável. Desde 1994 a taxa de alfabetização de adultos, por exemplo, mantém-se inalterável em 39,5%. (Notícias 13/06/01)

Cópias do Relatório Nacional do Desenvolvimento Humano podem ser obtidos através
do SARDC em Maputo; tel. 490831, fax 491178, e-mail sardc@maputo.sard.net

 

Dois feridos num ataque contra autocarro

Assaltantes armados atacaram na manhã de ontem, no distrito de Báruè, um autocarro da empresa TSL, que fazia o trajecto Tete-Beira. Os assaltantes tinham colocado objectos na estrada numa tentativa de fazer parar o autocarro, mas o motorista acelerou e avançou. Os tiros dos malfeitores partiram os vidros do machimbombo e causaram ferimentos graves em dois passageiros, para além de terem provocado pânico entre os viajantes. (Notícias, RM 13/06/01)
 

Algodão:
Produtores rejeitam liberalização do preço

Os produtores de algodão no país pronunciaram-se contra a liberalização do preço do algodão-caroço, que o Governo pretendia introduzir já a partir da presente campanha 2000/2001. Em dois encontros, em Montepuez e em Namialo, que em conjunto produzem mais de 80% do algodão comercializado no país, os produtores, tanto associações de camponeses como privados, deixaram claro que a liberalização iria prejudicá-los. Sendo assim, a Comissão Nacional de Salários e Preços deve, mais uma vez, definir o preço mínimo do algodão para este ano. (Notícias 13/06/01)
 

MISAU incentiva técnicos
para trabalharem nas zonas rurais

O Ministério da Saúde (MISAU) projecta introduzir incentivos para encorajar técnicos do sector a trabalharem nas zonas rurais do país. De acordo com o Director-Adjunto dos Recursos Humanos, José Davuca, o Ministério da Saúde está a elaborar um documento com políticas e estratégias de gestão de recursos humanos, com vista a incentivar os técnicos a trabalharem no campo.

Os incentivos deverão contemplar a componente de alojamento e subsídios suplementares, entre outros aspectos que possam contribuir para uma melhor instalação e desempenho dos técnicos, a bem das populações rurais. O MISAU tem tido enormes dificuldades no equadramento e na colocação de técnicos, que geralmente não aceitam trabalhar nas zonas rurais. (AIM 11/06/01)
 

Kapa Dêch lança novo disco

O conjunto moçambicano "Kapa Dêch" apresentou ontem, em Maputo, o seu novo album intitulado "Tsuketani" (que em português singnifica "Aproximem-se"). Este album, com 12 temas, é o segundo daquele agrupamento; o primeiro intitulava-se "Katshume".

O disco, que foi gravado em Paris e editado pela "Lusafrica", já teve o seu lançamento na Espanha e em Portugal e será brevemente lançado no mercado nacional. (AIM 12/06/01)
 

Notícias de ontem (12 de Junho):

Protecção dos trabalhadores com HIV/SIDA: A lei deve ser mais dura
Morreu presidente da associação de luta contra SIDA
Chissano inaugura "Holiday Inn" em Maputo
Manica: Problemas financeiros dificultam vinda de fazendeiros zimbabweanos


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000/2001

Clique aqui voltar para voltar à página inicial