Moçambique on-line


metical de 6 de Dezembro 2000


AOS ASSINANTES E LEITORES
Um fundo para Cardoso

Da sociedade civil e instituições moçambicanas e de pessoas e entidades estrangeiras temos recebido diversas ofertas de apoio para as actividades ligadas ao esclarecimento do assassinato de Carlos Cardoso e à homenagem ao seu legado jornalismo e humano.A família não quis que esse apoio fosse facultado sem, primeiro, coordenar com instituições, colegas e amigos sobre as iniciativas que honrassem o nome de Carlos Cardoso.
Pretendíamos também criar garantias de uma utilização adequada e transparente de um eventual fundo de apoio a tarefas que vão desde o esclarecimento e investigação das circunstâncias da morte até à promoção de iniciativas para perpetuar a memória do nosso ente querido.
Existem, agora, condições para que esse apoio seja efectivo. Apelamos a todos que desejem patrocinar essas actividades que utilizem a seguinte conta:

     Fundo Carlos Cardoso
     Número da Conta: 01-1172246-10
     Banco: BCI
     Administradores: Dr. Abdul Magid Osman
        Dra. Nina Berg
        Dra. Lucinda Cruz

A conta será auditada trimestralmente por uma empresa de auditoria independente. O fundo destina-se a suportar quatro tipos básicos de despesas.

1) Custos de investigação (não incluindo, contudo, despesas da Polícia nem recompensas por informações).

2) Custos para perpetuar a memória de Carlos Cardoso (incluindo publicações de homenagem, compilação e edição das mensagens de condolências provenientes de Moçambique e de todo o mundo, reedição do livro de poesia "Directo ao Assunto", publicação dos editoriais do "mt", edição em formato CD-Rom do "mt", edição de canções celebrando Cardoso e outras iniciativas que venham a ser aprovadas pela família).

3) Mobilização da sociedade civil (apoios a campanhas de assinaturas e de pressão permanentes de forma a não deixar esquecer o crime cometido, construção de uma lápide no local do assassinato e outras iniciativas).

4) Prémios para Jornalismo de Investigação (critérios e procedimentos a serem definidos oportunamente, sendo a primeira edição dedicada à investigação jornalística sobre a vida e o assassinato de Carlos Cardoso).

Todos os que pretenderem conceder um destino particular à sua contribuição devem fazer acompanhar o donativo dessa recomendação. As contribuições monetárias que não vierem acompanhadas dessas especificação serão administradas pelo colectivo que a família nomeou para proceder à gestão da conta. Não deixemos cair no silêncio esta morte. Se deixarmos que o esquecimento vença, então, terão morto Carlos uma segunda vez. E com ele a esperança de vivermos sem medo.
A família de Carlos Cardoso
 


metical - arquivo 2000


Moçambique on-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal