EXPORTAÇÕES BAIXARAM EM 45 MILHÕES USD
Devido às cheias e ciclones Moçambique baixou as suas exportações em cerca de 45 milhões USD, enquanto que a queda da produção é estimada em 245 milhões USD. O património do Estado e privado tem prejuízos avaliados em 270 milhões USD.
O impacto económico negativo é sentido igualmente por países como Zimbabwe, que não pôde escoar os seus produtos através do porto de Maputo, e África do Sul, que recebe a energia de Cahora Bassa. Estes dados, resultantes de um estudo do Banco Mundial e seus parceiros, foram tornados públicos pelo Governo no âmbito da abertura do seminário nacional sobre as cheias que decorre desde ontem em Maputo. (Notícias, 04/08/00)
UE LIBERTA 61 MILHÕES USD
A União Europeia (UE) aprovou a concessão de 61 milhões USD para financiar programas de emergência pós-cheias em Moçambique. Este valor deverá ser aplicado na reabilitação das estradas urbanas e construção de diques de protecção das cidades de Chókwè e Xai-Xai e no apoio à balança de pagamentos.
No mesmo contexto, Moçambique vai beneficiar, em Abril próximo, da segunda fase de perdão da dívida externa, mas o montante remanescente continua superior ao valor de que o país necessita para assegurar a realização de operações comerciais com os parceiros internacionais. (Notícias, 31/07/00)
EDM AGRAVA TAXAS DE ENERGIA ELÉCTRICA
Vigoram em Moçambique as novas tarifas para os consumos de energia eléctrica, segundo um ajustamento aprovado pela Electricidade de Moçambique (EDM). Este ajustamento tem em vista a minimização do défice acumulado pela empresa com encargos de produção, transporte e distribuição, bem como para assegurar o imperativo de expansão da rede e elevação da qualidade do serviço prestado aos consumidores.
Com estas subidas, a tarifa doméstica em baixa tensão varia entre 625 e 1.739 meticais/kilowatt e a tarifa geral oscila entre 848 e 2.261 meticais/kilowatt. Em ambos os casos, a taxa fixa a praticar é de 38.618 meticais. O Governo afirma que o actual ajustamento surge na necessidade de corrigir o preço da energia, cuja tarifa não era alterada desde 1997. (Notícias, 02/08/00)
NORUEGA CONTRIBUI COM 6.5 MILHÕES USD
No âmbito do apelo de emergência lançado pelo Governo de Moçambique na conferência de Roma, a Noruega vai disponiblizar 6.5 milhões USD para a construção de infra-estruturas e equipamentos nos sectores de saúde e energia, bem como para a recuperação do sistema agrícola devastado pelas cheias. Um memorando, visando o desembolso desse valor, foi rubricado em Maputo entre os representantes dos dois governos.
Segundo o memorando, a execução dos projectos deverá respeitar o estipulado nos acordos entre o Governo de Moçambique e a DANIDA, FAO, IDA, para os sectores de energia, agricultura e saúde, respectivamente. (Notícias, 04/08/00)
[voltar ao Conteúdo]
|