NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 30 - 14 de Agosto de 2000
 


INTERNACIONAL


 
ÁFRICA DO SUL - EXPLOSÃO DE BOMBA FAZ VÍTIMAS

Um carro armadilhado explodiu num centro comercial da cidade do Cabo, em pleno meio dia, provocando ferimentos em quatro pessoas. O incidente junta-se a outros do género que ocorrem nos arredores da cidade do Cabo desde Junho de 1998. A Polícia tem responsabilizado um grupo de "vigilantes" denominado "People Against Gangsterism and Drugs" (PAGAD) pelos atentados. A organização, de cariz muçulmano, tem negado sistematicamente a responsabilidade, denunciando o envolvimento de polícias corruptos. (Notícias, 12/08/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

ZIMBABWE - MUGABE INSISTE NA "REFORMA AGRÁRIA"

Robert Mugabe, Presidente do Zimbabwe, comprometeu-se a prosseguir a controversa reforma agrária no país e acusou a Grã-Bretanha, antiga potência colonizadora, de ingerência. O Presidente, que falava numa cerimónia de homenagem aos heróis de guerra da Independência, nos arredores de Harare, apelou aos zimbabweanos para se unirem e concretizarem a reforma agrária, que prevê, numa primeira fase, a tomada pelo Estado sem indemnizações de 3000 fazendas de brancos e sua distribuição por milhares sem terra negros.

Mugabe afirma que os veteranos de guerra ocuparam cerca de 1600 fazendas de brancos desde Fevereiro passado. Entretanto, o Senado americano aprovou um projecto-lei que prevê sanções económicas contra o Zimbabwe, devido à "violência deliberada e sistemática, de intimidação e mortes" neste país. Em reacção, Harare avisou que poderá ser obrigado a decretar "medidas de excepção" se os EUA avançarem com as ameaças de sanções. (Notícias, 12/08/00)
 


ZIMBABWE - INICIOU O PROCESSO DE EXPROPRIAÇÃO

O Governo zimbabweano iniciou o processo de expropriação das fazendas de brancos, para redistribuir entre a população negra. Uma das expropriações teve lugar quando o Governador da província de Machonaland Ocidental, acompanhado por um grupo de "sem terras", presidiu a um acto informal em que se dividiu em parcelas uma fazenda que posteriormente foi redistribuída entre 97 famílias de camponeses negros.

O governador, apresentou-se sem pré-aviso na referida propriedade que há meses já estava ocupada por um grupo de "veteranos de guerra", que tinham procedido entre eles à repartição da fazenda. (Notícias, 10/08/00)
 


RDCONGO - MILITARES RUANDESES ABANDONAM O PAÍS

Cerca de 100 soldados ruandeses destacados há cerca de dois anos para apoiar a rebelião congolesa regressaram ao seu território. Esses militares estiveram envolvidos em violentos confrontos com as tropas do Uganda visando o controlo da cidade congolesa Kisangani. Os ugandeses apoiam uma outra facção rebelde da RDCongo e os confrontos resultaram e mais de 700 mortos. O Uganda anunciou também a retirada dos seus homens. (Notícias, 10/08/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar