NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 30 - 14 de Agosto de 2000
 


SOCIEDADE


 
REFUGIADOS FORAM REJEITADOS NA SWAZILÂNDIA

As autoridades da Swazilândia não deixaram entrar em seu território os 66 refugiados que há cerca de uma semana abandonaram a sede do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) em Maputo, local onde se encontravam amotinados. Ante à recusa dos swázis em receber aquele grupo, o ACNUR em Maputo enviou um camião que os levou de volta ao centro de Bobole onde estavam alojados antes de se levantarem para exigirem o melhoramento de condições no centro em alusão ou transferência para Europa.

Segundo o ACNUR, os 66 refugiados não foram recebidos naquele país porque aquele organismo, agindo dentro das leis vigentes, não aceitou que um grupo de pessoas que procura asilo escolha o país onde pretende ficar como se de turismo se tratasse. (Notícias, 11/08/00)
 


COMBATE A MALÁRIA NECESSITA DE 8 MILHÕES USD

Moçambique necessita de cerca de 8 milhões USD para implementação do plano de redução da incidência dos casos de malária nos próximos dois anos. Na busca desse numerário, Moçambique vai apresentar aos parceiros internacionais o seu plano estratégico, numa reunião a decorrer na próxima semana em Harare.

Falando ontem em Maputo à margem do seminário de formação de facilitadores do processo de introdução da iniciativa "Fazer recuar a malária", mais conhecida por "Roll Back Malaria", lançado há dois anos pela OMS, o director do Programa Nacional de Combate à Malária em Moçambique disse haver potenciais financiadores interessados, entre o quais o UNICEF, o PNUD e o Banco Mundial. (Notícias, 11/08/00)
 


JÁ NÃO HÁ RESTRIÇÕES NO TROÇO CHISSANO/CHIBUTO

Após um mês de obras de melhoramento, realizadas pela empreiteira sul-africana WBHO, a estrada Chissano/Chibuto abriu ao trânsito para todo o tipo de viaturas, mas continua a vigorar o sistema de colunas pois ainda há obras em curso.

Os autocarros de passageiros e similares têm um horário especial, sendo das 12 horas de Chibuto/Chissano e no sentido contrário às 13 horas. Estas alterações vão evitar a longa espera dos passageiros, fundamentalmente os que têm como destino o norte do país ou que se desloquem dessa região para Maputo. (Notícias, 08/08/00)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para notmoc@iris.co.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

POLÍCIA COLABORA COM LADRÕES DE GADO

Os criadores de gado do distrito da Moamba, na província de Maputo, acusaram certos agentes das Forças Especiais da Polícia moçambicana (FEPRM) de estarem a colaborar com os ladrões de gado. A acusação foi feita durante um encontro entre oficiais superiores da Polícia e os criadores, que acrescentaram que esses elementos facilitam a movimentação dos ladrões no distrito e protegem-nos em casos de operações dirigidas a nível central, visando a sua detenção. A população apresentou aos oficiais da Polícia uma lista nominal dos agentes da corporação envolvidos no roubo do gado e de corrupção. (Notícias, 11/08/00)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page da NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar