Mondlane devolve emoção aos fãs
O conceituado cantor moçambicano Avelino Mondlane, que actuou no Cine-África em Maputo, levou os seus fãs ao "delírio" total. Mondlane foi aplaudido pelos espectadores que se deslocaram àquele local que semanalmente acolhe "shows" de artistas nacionais. O músico canta fundamentalmente em tsonga, uma língua comum no sul de Moçambique e é acompanhado pelo grupo "Central Line". As suas músicas são de um estilo romântico e entre elas destacam-se temas como "A Lirandzo a Vachave", "Swilo Swa Missava", entre outros. (Notícias, 19/08/00)
Paulina Chiziane lança o "O Sétimo Juramento"
A escritora moçambicana Paulina Chiziane vai lançar em Maputo o seu terceiro livro, o romance "O Sétimo Juramento", de que se ocupou nos últimos anos. "O Sétimo Juramento" é uma obra "habitada" pela mística em que a autora divaga sobre o feitiço que, para ela, constitui uma realidade da vida do país e também da África que as pessoas não gostam de tocar com naturalidade. O livro, que já está nas bancas, foi lançado há um mês em Portugal pela Editora Caminho e em Moçambique pela Ndjira. (Notícias, 14/08/00)
Chris Berry está em Moçambique
O músico norte-americano Chirs Berry, radicado no Zimbabwe, está em Moçambique a realizar diversos "shows". Berry, bastante popular em Moçambique, é tocador de "mbira", percussionista e toca vários instrumentos africanos. A sua base de trabalho é a fusão de vários estilos tradicionais africanos. Sempre que vem a Moçambique é acompanhado por vários artistas que também se dedicam ao "fusion". (Notícias, 14/08/00)
Mugachi luta contra a malária através d'"O Canto do Mocho"
O Grupo teatral "Mugachi", do Museu e Galeria Chissano, apresentou na Fundação Mozal, na cidade da Matola, a peça "Canto do Mocho". O evento insere-se no quadro do lançamento de um programa de luta contra a SIDA promovido pela Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade. "O Canto do Mocho" é um texto por onde passa a imagem de uma população suburbana que ignora as medidas de prevenção da malária.
A peça, de 20 minutos de duração, mostra a importância do conhecimento dos sintomas da doença para a mudança de atitude na comunidade, nomeadamente a eliminação do lixo e águas estagnadas entre outros cuidados de higiene. (Notícias, 16/08/00)
[voltar ao Conteúdo]
|