MADER vai distribuir sementes
O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) vai arrancar brevemente com o processo de distribuição de sementes e utensílios agrícolas às famílias camponesas afectadas pelas recentes calamidades naturais. Esta informação foi revelada por Sérgio Gouveia, Director Nacional da Agricultura, à margem da cerimónia de lançamento da nova empresa de sementes a operar no país, a "Pannar Seed Lda-Moçambique" uma filial da multinacional sul-africana "Pannar Seed Ltd", cuja vocação é a investigação, produção, multiplicação e comercialização daqueles insumos agrícolas.
O MADER espera que até aos dias 25 e 30 de Setembro corrente a semente e os utensílios agrícolas necessários para o arranque da campanha 2000/2001 estejam nas mãos dos camponeses necessitados em consequência das cheias, contando para tal com o apoio dos governos italiano, norueguês, francês e norte-americano, entre outros parceiros que operam no país. Informações da comissão de emergência para a área da agricultura indicam que cerca de 186 420 famílias camponesas precisam de assistência em insumos agrícolas para o arranque da campanha 2000/2001. (Notícias, 02/09/00)
Está em curso o fomento do caju
O Instituto Nacional de Desenvolvimento do Caju (INDC) está a desenvolver um programa de apoio ao sector privado, através de uma acção intensiva de pulverização de cajueiros e de introdução de plantas com grande capacidade de produção já comprovada, particularmente nas regiões norte e sul do país. No quadro da implementação do aludido programa, no presente ano atingiu-se uma população de 300 mil plantas, que se espera produzam cerca de 10 kg de castanha cada.
Refira-se que no ano passado obteve-se uma produção de 52 mil toneladas de castanha em todo o país, índice que poderia ter sido ultrapassado caso não se tivessem registado as cheias, que provocaram uma grande quebra na região sul. (Notícias, 30/08/00)
PMA compra milho moçambicano
O PMA vai comprar no país um total de sete mil toneladas de milho para os seus programas de auxílio alimentar às populações em situação de insegurança alimentar. Para o efeito, foi concluído um concurso público lançado por aquele organismo da ONU para aquisição daquele cereal, o qual foi ganho pela Empresa Nacional de Comércio. Das sete mil toneladas, 800 são para o benefício da população vulnerável da província de Tete, enquanto que as restantes 6200 são para atender programas de emergência em curso na província de Sofala.
No primeiro semestre do presente ano o PMA comprou cerca de 10 mil toneladas de milho no país, que foram distribuídas pelas populações carentes. Entretanto, no âmbito de emergência, um comboio transportando 266 toneladas de alimentos e gasóleo partiu, na quarta-feira última, da cidade da Beira com destino à província de Gaza, via Zimbabwe. (Notícias, 28/08/00)
Semente de algodão rejeitada pelos camponeses
Camponeses da província de Nampula estão a rejeitar a "variedade 40" da semente de algodão, introduzida na época agrícola passada, cujos rendimentos não foram satisfatórios, alegadamente por esta estar deteriorada. Os camponeses exigem a retirada daquela semente porque receiam que o fraco rendimento da mesma vai levar-lhes ao endividamento. Eles preferem a reposição da variedade 637/24 que foi usada durante muito tempo, com rendimentos melhores.
A Companhia de Algodão de Nampula rejeita o argumento dos camponeses, dizendo que esta variedade é de alto rendimento, pelo que o fraco rendimento terá ocorrido devido à falta de potássio nos solos, resultante do seu uso intensivo. O assunto já foi remetido ao Instituto de Investigação Agronómica para proceder ao necessário estudo com vista a determinar as causas que terão levado aquela variedade de semente a não render conforme se esperava. (Notícias, 28/08/00)
[voltar ao Conteúdo]
|