PREPARATIVOS FINAIS DO CENSO AGRO-PECUÁRIO
O Censo Agro-Pecuário arranca oficialmente no próximo dia 18, estando-se neste momento na fase conclusiva dos preparativos, que compreende a formação de 450 inquiridores. De acordo com Domingos Diogo, o Director-adjunto do Censo Agro-Pecuário, até finais de Outubro o processo de formação estará concluído. Depois, seguir-se-á o trabalho no terreno, que durará dois meses.
Este é o primeiro Censo Agro-Pecuário que se realiza após a independência nacional. O mesmo tem como objectivo conhecer o número de unidades agrárias e pecuárias, a sua distribuição espacial, produção e produtividade das principais culturas e espécies animais, uso e aproveitamento da terra, posse e uso de meios de produção, unidades de produção, entre outros aspectos. (Notícias 06/09/2000)
CAMPANHA AGRÍCOLA 2000/2001 DA MANHIÇA COMPROMETIDA
O défice de sementes e de instrumentos de produção vai limitar as áreas de cultivo planificadas para a campanha agrícola 2000/2001 no distrito da Manhiça, província de Maputo. O sector familiar do distrito necessita de pelo menos 35 mil "kits" de sementes e cerca de 10 mil "kits" de instrumentos de produção.
Dada a exiguidade destes meios, Manhiça prevê cultivar apenas 50 mil hectares, área que, segundo José Manusse, Director Distrital da Agricultura e Desenvolvimento Rural, poderia ser alargada. O milho, o amendoim, o feijão-nhemba, a batata doce e a mandioca são algumas das culturas mais exploradas neste distrito. (Notícias 04/09/2000)
[voltar ao Conteúdo]
|