NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 34 - 11 de Setembro de 2000
 


CULTURA


 
MÚSICA MOÇAMBICANA NA FACIM

A Feira Internacional de Maputo (FACIM) foi palco de diversos espectáculos de música moçambicana. Abílio Manglaze, autor do clássico "Juro palavra d'honra sinceramente vou morrer assim" , foi um dos cantores convidados. Rosa Novela, Jeremias Nguenha, Filipe Nhassavele e Mozpipa são outros dos artistas que abrilhantaram as noites da FACIM.

O humorista radiofónico, Chaguatika N'dzeru, também apresentou alguns números que versam o dia-a-dia de Moçambique. (Notícias 07/09/2000)
 


JOSÉ MUCAVELE COM NOVO TRABALHO

O músico moçambicano José Mucavele gravou recentemente nove composições inéditas que farão parte do segundo disco da série "Compassos". O projecto "Compassos" tem como base a exploração de ritmos tradicionais do país e, quando estiver concluído, comportará 10 discos, sendo cada um deles dedicado a uma província em particular. (Domingo 03/09/2000)
 


NOVO GRUPO TEATRAL EM CENA

"Kudumba" é o nome de uma nova Companhia de Teatro. O grupo liderado pela actriz Cândida Bila encontra-se em fase de preparação. Os cerca de dez actores têm realizado visitas de investigação a distritos da província de Maputo. O trabalho do grupo ainda é segredo mas o público já está ansioso pela sua estreia em palco. (Domingo 03/09/2000)
 


SEMANA CULTURAL "M'LAPA"

"Instrumentos Musicais Tradicionais de Moçambique", é o tema escolhido para levar a cabo a semana cultural M'lapa. O evento tem início esta semana no Centro Cultural Franco-Moçambicano e os seus organizadores já pensam em torná-lo anual e rotativo em todas as províncias do país.

Esta segunda edição vai trazer à capital músicos de música tradicional das províncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Inhambane. Na ocasião será inaugurada uma exposição de vários instrumentos musicais, entre tambores, o xitende, timbilas e chocalhos. Um workshop também foi agendado para permitir a troca de experiências entre os vários músicos. (Notícias 04/09/2000)
 


"GUNGU" DE PARABÉNS

A Companhia de Teatro Gungu completou oito anos de existência. Como forma de celebração, o grupo lançou um festival competitivo do qual participam 12 grupos teatrais amadores. A competição dura até ao dia 23 deste mês e o grupo vencedor vai receber, para além de um prémio monetário no valor de sete milhões, um estágio no Cine Estúdio 222, uma das salas geridas pelo Gungu.

A par das exibições dos grupos concorrentes, vão actuar no festival dois grupos da Companhia anfitriã. O "Gungu" com a peça "E Tudo a Água Levou", e o Gungulinho com "Aí, os homens". (Notícias 04/09/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar