NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 34 - 11 de Setembro de 2000
 


INTERNACIONAL


 
CIMEIRA DO MILÉNIO TERMINA COM COMPROMISSOS

Depois de três dias de sessões plenárias na sede das Nações Unidas, em Nova York, os Chefes de Estado e de Governo aprovaram a Declaração do Milénio. Uma declaração que expressa o compromisso dos diversos líderes de tudo fazer para erradicar a pobreza, acabar com os conflitos armados e promover o desenvolvimento acelerado de toda a humanidade.

No extenso documento de 32 pontos, os mais de 160 líderes mundiais participantes reconhecem que, a par das suas responsabilidades específicas relativas às suas nações, têm a responsabilidade colectiva de defender os princípios da dignidade humana, igualdade e equidade a nível global. (Notícias 09/09/2000)
 


ZIMBABWE - SIDA MATA 3 MINISTROS

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, anunciou em Nova York, onde participou na Cimeira do Milénio, que pelo menos três dos seus Ministros morreram vítimas do SIDA nos últimos três anos. Esta foi a primeira vez que Mugabe reconheceu que os governantes zimbabweanos morreram com SIDA. Até ao momento a morte destes dirigentes, bem como de alguns chefes tradicionais, tinha sido atribuída a uma "doença prolongada".

Robert Mugabe revelou ainda que "vários membros da sua família também morreram com SIDA", sem contudo citar os seus nomes e os dos Ministros. O SIDA mata cerca de 1200 zimbabweanos por semana. Segundo estimativas, 25% dos adultos zimbabweanos estão infectados pelo vírus do HIV. (Notícias 08/09/2000)


AQUI PODIA ESTAR O SEU ANÚNCIO
 
Escreva para iris@fem.uem.mz para obter informações sobre publicidade no NoTMoC

ÁFRICA DO SUL - CONFERÊNCIA CONTRA RACISMO SEM RESULTADOS

A 1° Conferência Nacional contra o Racismo, realizada em Joanesburgo, deixou analistas, Comunicação Social e opinião pública dividos entre se teve uma real utilidade para a cicatrização das feridas ou se foi uma absoluta perda de tempo.

Arquitectada pelo Presidente Thabo Mbeki, a conferência proporcionou 4 dias de debate. Do conjunto de recomendações redigidas nada transparece que o Presidente tenha sido bem sucedido. Grande parte da Imprensa escrita reflecte que as diferenças originais de opinião, bem como as que ressaltaram dos debates, se mantêm intactas. O jornal que se mostrou mais demolidor foi o "Mail and Guardian". Num artigo de opinião, assinado por um dos seus directores, a conferência contra o racismo é descrita como "tentativa de desviar a atenção dos verdadeiros problemas nacionais e da incompetência governativa." (Notícias 07/09/2000)
 


ANGOLA - OPOSIÇÃO VAI PROMOVER DIÁLOGO ENTRE GOVERNO, UNITA E FLEC

Os nove partidos da oposição parlamentar angolana, decidiram criar uma comissão com vista a promover o diálogo como "única via" para a resolução dos conflitos em Angola. A decisão é substanciada por um documento. "Este documento vincula todos os partidos da oposição com assento parlamentar", afirmou Daniel Domingos, deputado da UNITA. "A intenção é criar um bloco único de oposição", de forma a que "todos falem a mesma linguagem em termos dos grandes problemas do país.

Para além do diálogo, a oposição exige ainda o cessar-fogo imediato, não só entre o Governo e a UNITA de Jonas Savimbi, mas também entre Luanda e a FLEC, movimento que luta pela independência do enclave de Cabinda. (Notícias 06/09/2000)
 


GUINÉ BISSAU - KUMBA YALA EXONERA MEMBROS DO GOVERNO DE COLIGAÇÃO

O Presidente guineense, Kumba Yalá, assinou um decreto de exoneração de todos os membros do executivo governamental pertencentes à Resistência da Guiné Bissau (RGB). O Governo de coligação resultante das eleições de 1999, no rescaldo do conflito militar guineense, durou menos de oito meses.

A RGB, o segundo partido mais votado, coligou-se para a formação do actual Governo com o Partido da Renovação Social (PRS), então liderado pelo actual Presidente. O "divórcio" surgiu depois de uma carta dirigida à direcção do PRS, em que a RGB considerava existirem falhas na observância do acordo de coligação. Os dirigentes da RGB fizeram notar o seu mal-estar, alegando falta de coordenação entre as diversas pastas e uma aparente indiferença do PRS em relação aos seus parceiros de Governo. (Notícias 07/09/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar