Em Nampula foi lançado "As Lágrimas do Veterano"
O livro "As Lágrimas do Veterano", de Alberto Clementino A. Vaquinha (cujo nome artístico é Yavanha Ahona), foi lançado na cidade de Nampula, numa cerimónia que reuniu académicos e intelectuais das províncias do norte do país. "Lágrimas do Veterano", segunda obra de Yavanha Ahona, depois de "Os Vizinhos da Cidade", publicado pela "Irmãos Paulistas" de Portugal, é uma colectânea de 13 contos que retratam a mais recente história da guerra em Moçambique, colocando questões quanto às razões que a moveram e às soluções encontradas, tão extremas quanto prejudicais. Esta é a segunda vez, nos últimos cinco anos, que Nampula acolhe uma cerimónia idêntica, depois da obra "O Que Nos Dizem Certos Animais" de Alberto Viegas. (Notícias, 15/09/00)
Está a venda o "A Hi Fambi" de Marimbe
A cassete de Eusébio Marimbe intitulado "A Hi Fambi", está já disponível no mercado nacional. Este álbum, editado pela J&B Recording, é basicamente de música gospel, um estilo que caracteriza este músico. Trata-se de uma obra com oito temas sobre a realidade do quotidiano moçambicano, ou seja, inspirados em factos quotidianos. A preparação deste trabalho durou três anos. (Notícias, 12/09/00)
Gungu continua em festival
Continua a decorrer no Cinema Matchedje, em Maputo, o festival de teatro competitivo que arrancou no passado dia 2 do mês em curso, organizado pela Companhia de teatro Gungu, no âmbito das festividades do seu 8o aniversário da criação do grupo. A competição movimenta 12 grupos e, as sessões de apresentação acontecem todas as quintas, sextas, sábados e domingos até ao próximo dia 23. Participam neste festival os colectivos "Homo", "Hopangalatana", "Projecto e Malanga, "Xihungato", "Produções olá", "Lunáticos", "Colectivo Lhanguene", "Xitlango", "Xigodo xa Zululuma", "Guezi", e "Mutxeco".
O festival tem como prémios o direito à apresentação de peças durante uma temporada no Cine Estúdio 222 e um valor de 7 milhões de Mt, enquanto o segundo e o terceiro ganham, respectivamente, cinco milhões e 2,5 milhões de meticais. A Companhia de Teatro Gungu é profissional e foi fundada em Setembro de 1992. (Notícias, 12/09/00)
Maputo acolhe reunião dos museus da CPLP
Maputo vai acolher este mês o V Encontro de Museus da CPLP, um evento descrito como uma oportunidade para intercâmbio de experiências, reflexões práticas entre os sete países que organizam. O encontro que é o primeiro de género a acontecer em Moçambique, visa também promover o conhecimento mútuo das colecções, incentivar a troca de informações e a realização de programas conjuntos entre os profissionais e as diversas instituições afins e promover e divulgar a diversidade cultural através da valorização das várias culturas existentes, suas diferenças e complexidades. Os Encontros de Museus da CPLP realizam-se desde 1987, ano em que teve lugar no Rio de Janeiro uma Conferência Geral dos Museus dos países da CPLP. (Notícias, 12/00/00)
[voltar ao Conteúdo]
|