PRIMEIRO CENSO AGRO-PECUÁRIO
Pela primeira vez, depois da independência, realiza-se em Moçambique um recenseamento agro-pecuário. O censo resulta de uma acção conjunta do Instituto Nacional de Estatística e do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) e visa recolher dados estruturais e estatísticos sobre o sector agrário.
Pretende-se conhecer o número real de unidades agro-pecuárias, a sua distribuição espacial, os índices de produção e produtividade das principais culturas e espécies animais, o uso e aproveitamento de terras e a posse e uso de níveis de produção. Segundo Azarias Nhamizimo, a recolha de dados vai permitir a elaboração de políticas, programas e planos que conduzam ao desenvolvimento deste sector. O censo conta com um efectivo de 450 inquiridores e decorrerá até finais do mês de Outubro, altura em que será digitalizado o material recolhido para posterior divulgação. (Notícias 20/09/2000)
MADER POTENCIA SECTOR FAMILIAR
O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) vai apostar na potenciação do sector de agrário familiar, prestando melhores serviços de extensão rural de forma a que este sector transforme a sua actividade numa agricultura comercial.
Segundo o Ministro, Hélder Muteia, uma das formas de garantir este objectivo é a criação de parcerias entre os sectores agrícola familiar e comercial, e entre os serviços de extensão estatal com as organizações não governamentais ligadas à matéria. Muteia acrescentou que já estão em curso algumas experiências-piloto nas províncias de Nampula e Zambézia. (Notícias 23/09/2000)
[voltar ao Conteúdo]
|