|
A Mozal, o maior investimento do sector privado jamais feito em Moçambique, foi oficialmente inaugurada. "A MOZAL é um dos projectos âncora do Corredor de Desenvolvimento de Maputo que envolveu os governos moçambicano e sul-africano, mas na sua implementação reflecte uma dimensão regional preconizada pela comunidade para o desenvolvimento da África Austral," disse Chissano perante os mais de 500 convidados, entre os quais os Presidentes da África do Sul, do Zimbabwe, do Malawi, do Botswana, e ainda Kim Howells, representante do Primeiro Ministro britânico, Tony Blair.
Chissano convidou ainda os empresários nacionais e estrangeiros a investir na exploração de diversas potencialidades do país, tais como o Vale do Zambeze e o corredor de Nacala. Na ocasião, o Presidente da República reafirmou o compromisso do Governo de conceder incentivos de vária ordem a todos os investidores interessados.
A fundação de alumínio, Mozal, desde há duas semanas que funciona em cerca de 50% da sua capacidade, prevendo que dentro de sete meses comece a operar em pleno. Desde que se iniciou a fase de produção já foram exportadas 5400 toneladas de alumínio para mercados europeus, 1600 das quais através do Porto Industrial da Matola, reabilitado e equipado com meios que asseguram o manuseamento da matéria-prima para a fundição. (Notícias 22/09/2000)
JAPÃO "INJECTA" MAIS CAPITAL NO PAÍS O Governo do Japão fez uma contribuição financeira de 33 milhões de USD, em regime de donativo, ao Governo moçambicano. Deste valor, 15 milhões de USD serão aplicados no Programa Estrutural e os restantes no projecto de reconstrução de estradas e pontes nas províncias de Sofala, Zambézia e Nampula. (Notícias 21/09/2000)
COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?
Mande uma mensagem para iris@fem.uem.mz PORTO DE MAPUTO ENTREGUE A PRIVADOS
O Governo moçambicano celebrou um contrato de concessão da gestão e operação do Porto de Maputo entre a empresa Portos e Caminhos-de-ferro de Moçambique, EP e a Sociedade do Desenvolvimento do Porto de Maputo - MPDC.
A Sociedade do Desenvolvimento do Porto de Maputo, SARL, irá operar e gerir o porto nos próximos 15 anos, cabendo-lhe a responsabilidade de investir na reabilitação, nos equipamentos e nas infra-estruturas e na recaptura do tráfego. (Notícias 21/09/2000)
|
voltar à home page de NoTMoC | voltar a Moçambique On-line |