MALÁRIA CAUSA N° 1 DE INTERNAMENTOS
A malária continua a ser uma das principais causas de internamento nos hospitais do país. Cerca de 30 a 40% dos casos de internamento estão relacionados com a endemia e outras complicações a ela associadas. Segundo Samuel Mabunda, director do Programa de Controlo da Malária no Ministério da Saúde (MISAU), estas percentagens referem-se apenas a casos diagnosticados nos hospitais.
O MISAU está a envidar esforços para fazer face ao possível agravamento da doença. Neste momento, decorre em vários pontos do país, o reconhecimento geográfico dos locais favoráveis ao desenvolvimento do mosquito. Depois desta fase seguir-se-á a do tratamento dos charcos com insecticidas para eliminar o insecto na sua fase embrionária. Enquanto isso, decorre a pulverização inter domiciliária para combater o mosquito adulto. (Notícias 20709/2000)
PONTE METÁLICA DESABA SOBRE INCOMÁTI
A ponte metálica sobre o rio Incomáti que ligava Moamba a Sabié, construída no âmbito do programa de emergência pós-cheias desabou. Romão Mutisse, Administrador da Moamba, disse que tudo se deu quando um camião carregado de areia, para fazer o aterro que permite o acesso à ponte, atravessava a infra-estrutura, tendo esta desabado, ao meio, com o peso da viatura.
"É um desastre que para nós não tem dimensão, porque sem esta ponte a vida económica de Moamba e sobretudo de Sabié, fica paralisada", disse Romão Mutisse, que acrescentou que ainda espera pelas explicações finais do acidente. (Notícias 18/09/2000)
FRONTEIRA DE GOBA VAI REABRIR AO PÚBLICO
Depois de 25 anos fechado, o Posto fronteiriço da localidade de Goba, em Maputo, vai reabrir. Segundo o Vice Ministro dos Negócios estrangeiros e Cooperação, Hipólito Patrício, o Governo pretende activar a fronteira ainda este ano. Como tal, está em preparação o estudo de reabilitação das infra-estruturas da fronteira.
Com esta fronteira aberta, a distância de Maputo à Suazilândia e até mesmo à África do Sul será mais curta do que via Namaacha (76 km). Este que é chamado o corredor dos Libombos promete trazer também o desenvolvimento a Goba e Changalane, as localidades mais próximas do posto fronteiriço. (Notícias 18/09/2000)
SURDOS SAEM À RUA PARA EXIGIR DIREITOS
A Associação dos Surdos de Moçambique saiu às ruas da capital para se manifestar contra a actual situação social destes deficientes. Diversas marchas tiveram lugar até aos Ministérios do Trabalho, da Saúde e da Educação.
Os deficientes auditivos reclamam a discriminação a que são sujeitos na aquisição de empregos e ao mau atendimento prestado nos Postos de Saúde. A nível da Educação, exigem o direito pleno ao ensino. Actualmente, só podem estudar até à 5ª classe do SNE. Exigem que o Governo crie mais escolas especiais de modo a que crianças surdas de todo o país possam aprender a ler e a escrever. O direito à liberdade linguística e à informação foram alguns dos slogans dos cartazes empunhados na manifestação. (Notícias 22/09/2000)
POLÍCIA DESMANTELA CONTRABANDISTAS DE CIGARROS EM MANICA
A Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Manica desmantelou um grupo de contrabandistas no posto fronteiriço de Machipanda e apreendeu 1640 caixas de cigarros. Uma mercadoria avaliada em cerca de três biliões de meticais de prejuízos.
Na sequência desta operação, três indivíduos estão detidos, incluindo um agente das Alfândegas de Moçambique. A Polícia prossegue com as investigações a fim de descobrir outros casos de fuga ao fisco, facilitadas por funcionários aduaneiros. (Notícias 20/09/2000)
[voltar ao Conteúdo]
|