NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 39 - 16 de Outubro de 2000
 


CULTURA


 
Rádio Moçambique ganha prémio "Rolls Royce"

A "Commonwealth Broadcasting Association", reunida na sua XXIII Assembleia Geral, na Cidade do Cabo, África do Sul, atribuiu um prémio à Rádio Moçambique (RM) intitulado "Rolls Royce Awards For Excelence In Broadcasting", devido a um programa em que se focalizam os principais problemas do género.

A organização considera que a RM, ao abordar este tema nos seus programas, provou o seu cometimento para com os problemas de género, especificamente porque nesses programas estão patentes os problemas da mulher no campo, ignorados pelos meios de difusão. Este prémio relaciona-se ainda com o trabalho que a RM tem realizado, especialmente no recrutamento de mulheres para a difusão do "Projecto Mulher e Desenvolvimento" que é transmitido em línguas nacionais em todos os emissores provinciais. (Notícias, 13/10/00)
 


Filipe Mukenga em Maputo

O categorizado músico angolano, Filipe Mukenga, encantou os citadinos de Maputo em concerto único havido no Cine África, em Maputo, onde actuou a convite da Rádio Moçambique. Mukenga interpretou parte dos temas clássicos do seu reportório e algumas canções tradicionais angolanas. Mukenga ruma brevemente ao Brasil para gravar mais um disco. Mukenga esteve em Moçambique aquando da final do Top Feminino 99 realizada em Dezembro último. (Notmoc, 14/10/00)
 


Disponível bíblia em chope

Foi lançada recentemente em Zavala, província de Inhambane, uma bíblia traduzia em língua chope, um idioma do aborígenes daquele distrito. A cerimónia do lançamento da bíblia coincidiu com as comemorações do 28o aniversário da vila de Zavala e reuniu personalidades civis e religiosas, para além de vários grupos teatrais. Dom Dinis Sengulane, bispo da Igreja Anglicana em Moçambique, disse que a concretização desta obra foi graças à fé em Deus, devido aos elevados custos financeiros que tal exigiu. (Savana, 13/10/00)
 


"Reconstrução" no Museu Nacional de Arte

Está patente no Museu Nacional de Arte a exposição "Reconstrução", organizada em alusão à necessidade de reerguer o país depois da degradação provocada pelas cheias. A mostra reúne 243 obras, fruto de contribuições de 143 artistas. Do número total das obras seleccionadas para a exposição, 67 foram pré-seleccionadas por um júri para a atribuição de prémios monetários que variam de 10 milhões a 30 Milhões de meticais. Entretanto, está também à disposição um prémio especial de 15 milhões de meticais para a mulher artista "Mulher Artista Revelação". Reconstrução realiza-se sob a égide do Ministério da Cultura e é patrocinada pela petroleira BP.

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar