Ouro de Mutola vale carro e casa
O Estado moçambicano ofereceu à corredora Maria de Lurdes Mutola, campeã olímpica dos 800 metros, uma residência e um automóvel. O imóvel fica localizado no bairro do Triunfo, em Maputo. Estas ofertas foram anunciadas ontem, em Pemba, pelo Presidente da República, Joaquim Chissano, após uma audiência com a atleta.
De acordo com o Chefe de Estado, esta prenda surge em reconhecimento do trabalho exemplar que Lurdes Mutola tem realizado no atletismo e elas foram escolhidas de acordo com a preferência da campeã olímpica. Lurdes desembarcou sábado último em Pemba, província de Cabo Delgado, onde foi recebida em apoteose. A corredora moçambicana, que depois de Maputo visitou Nampula e vai escalar as cidades da Beira e Xai-Xai, agradeceu o gesto do Governo e comprometeu-se a trabalhar mais, tanto para a melhoria do seu desempenho como para a busca de novos talentos. (Notícias, 09/10/00)
Gala Ferroviária da África Austral: Moçambique em 2° lugar
Moçambique classificou-se em segundo lugar na IV Gala Desportiva e Cultural da África Austral, ao conquistar três dos 10 troféus do certame ganho pela África do Sul que arrecadou cinco troféus. Botswana e Zimbabwe conquistaram uma medalha cada. O evento teve lugar em Maputo e movimentou cinco países, nomeadamente Moçambique, África do Sul, Suazilândia, Zimbabwe e Botswana que disputaram troféus nas modalidades de futebol, netbol, basquetebol, atletismo, natação, voleibol, puxa corda, muravarava e bilhares. Cerca de 300 pessoas participaram neste acontecimento dos trabalhadores ferroviários, abrilhantado por grupos culturais de renome.
Muravarava é um jogo típico moçambicano, variante do Tchuva, inventado na época do Gungunhana, com o objectivo de manter os guerreiros acordados. Consiste, tal como o tchuva, numa série de buracos cavados no chão (em geral) nos quais se lançam pedrinhas. (Notícias, 09/10/00 e Notmoc)
[voltar ao Conteúdo]
|