UFICS tem novo director
O sociólogo Obede Balói foi eleito o novo Director da Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (UFICS) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), no acto eleitoral havido naquela unidade. Balói, que era o único candidato, foi eleito por um total de 232 votos expressamente válidos de um universo de 424 eleitores, entre o corpo docente, estudantes e Corpo Técnico Administrativo (CTA).
Dos 35 docentes houve 6 votos e 1 abstenção; dos estudantes houve 186 votos, 14 abstenções e 4 votos nulos. Do CTA 14 dos 16 funcionários votaram. Com a eleição de Obede Baloi espera-se que termine um longo período de conflito entre a Reitoria da UEM e os docentes da UFICS que em Março último paralisaram as actividades lectivas na sequência da demissão de Terezinha da Silva do cargo de Directora da UFICS pelo Reitor Brazão Mazula. (Notícias, 11/10/00)
Vítimas das cheias recebem milho sul-africano
A África do Sul entregou formalmente, em Maputo, ao Governo de Moçambique, cerca de 217 toneladas de milho híbrido, para as vítimas das cheias, nas regiões centro e sul do país. Desta quantidade, 117 toneladas foram descarregadas no Porto de Maputo para distribuição pela zona sul e o resto foi alocado à região centro do país.
O donativo, avaliado em 530 mil USD, surge em resposta ao apelo lançado pelo Governo aquando das cheias e deverá ser distribuído pelos agricultores do sector familiar para o relançamento da actividade agrícola nestas duas regiões. O milho híbrido foi tratado com produtos químicos para protecção contra pragas e doenças, principalmente durante a sua germinação. A semente híbrida é de melhor qualidade, atingindo uma produção média que varia entre cinco a dez toneladas por hectare. (Notícias, 12/10/00)
Sector de caju vai despedir 80% dos seus trabalhadores
O Secretário-Geral da OTM-central sindical, Joaquim Fanheiro, disse em Maputo que, devido à crise no sector de caju, cerca de 80% dos trabalhadores do sector do caju, a maioria dos quais das ex-empresas estatais privatizadas, receberam pré-avisos de despedimento faltando apenas o pagamento dos salários em atraso e respectivas indemnizações. A indústria de caju tem 15 fábricas encerradas e, como consequência, 10 mil trabalhadores encontram-se no desemprego. Fanheiro, acrescentou que, no global, mais de 116 mil trabalhadores de vários sectores de actividade no país perderam os seus postos de trabalho desde que teve início o programa de reabilitação económica em 1987 e, uma percentagem não superior a 20% conseguiu recolocação. (Notícias, 12/10/00)
Machaze e Changara estão em emergência
O Instituto Nacional de Gestão das Calamidades Naturais (INGC) começou a enviar produtos alimentares para as zonas identificadas como estando a registar crise alimentar nos distritos de Changara, província de Tete, e Machaze, na província de Manica. Trata-se de distritos que já tinham sido identificados como deficitários para o período de escassez que decorre entre finais de Agosto/Setembro até ao fim do primeiro trimestre do ano seguinte. Em Changara estão cerca de 3500 pessoas em penúria alimentar, enquanto que em Machaze foram identificadas 15 mil famílias. Para Machaze deverá seguir nos próximos dias um total de 60 toneladas de comida, uma acção enquadrada numa operação de choque que permitirá a subsistência da população por um período de apenas 15 dias. (Notícias, 10/10/00)
Há necessidade de desarmar as mentes
O Fórum das Religiões e o Movimento Pela Paz (MPP) defendem a necessidade de se desarmar as mentes para que a paz seja preservada no país. Em mensagens apresentadas em Maputo, durante o culto que assinalou o 8° aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP), estas organizações apelaram para que cada cidadão seja um agente activo no processo de pacificação e reconciliação nacional, contribuindo com a sua inteligência e iniciativa para que a paz seja eterna e apelaram ao Governo e à Renamo para que não percam de vista que a única via para ultrapassar as diferenças é o diálogo.
Por seu turno a Caravana Internacional da Paz classificou Moçambique como sendo dos bons exemplos da paz do mundo inteiro, em consequência do cumprimento do AGP assinado em Roma em 1992. Esta caravana que escalou Maputo recentemente, congrega religiosos oriundos de vários países da SADC e em Junho próximo vai produzir, em Arusha, República da Tanzânia, uma carta de paz para marcar o fim da sua longa marcha que contempla mais de 40 países do mundo. (Notícias, 13/10/00)
Moçambique levanta embargo à carne sul-africana
Foi levantado o embargo à entrada da carne sul-africana que vinha sendo imposto desde 18 Setembro último, na sequência de ocorrência da febre aftosa, uma doença que se pode transmitir através de bovinos, caprinos, suínos, seus subprodutos e subprodutos derivados. O levantamento do embargo surge depois da Direcção Nacional de Pecuária (DNP) se ter certificado de que os serviços congéneres da África do Sul tinham tomado as devidas medidas para controlar a situação em Kwazulu-Natal, região onde a doença foi detectada.
Ainda assim, persiste o cuidado de não se deixar entrar produtos provenientes do Kwazulu-Natal, tendo inclusive as autoridades da África do Sul, instalado um sistema de controlo interno. Na África do Sul foram descobertos, a 12 de Setembro passado, 600 porcos infectados com a febre aftosa, tendo se presumido que a primeira infecção tenha ocorrido a 7 de Setembro. A área afectada pela enfermidade foi fechada ao trânsito de animais e pessoas num raio de 30 quilómetros, tendo sido abatidos e enterrados os animais infectados. (Notícias, 14/10/00)
[voltar ao Conteúdo]
|