Judo: Cinturão Negro para quatro moçambicanos
Quatro treinadores de Judo, nomeadamente Sérgio Zibane, Omar Omar, Luís Tanque e Romualdo Muthemba, serão graduados no próximo mês em Portugal com o Cinturão Negro, constituindo assim o primeiro grupo de moçambicanos a atingir aquele nível. A graduação destes judocas insere-se no programa de formação que a Federação Moçambicana de Judo tem levado a efeito nos últimos anos, tanto a nível de professores/treinadores, bem como de atletas/alunos.
A Federação Portuguesa de Judo vai suportar as despesas da estadia dos atletas moçambicanos durante um mês que permanecerão naquele país, no quadro da cooperação existente entres as duas federações. Após a graduação os judocas moçambicanos serão capacitados para formarem outros atletas sem recorrer a mestres estrangeiros. (Notícias, 28/10/00)
CAN 2001 em "Sub-20" - Moçambique perde por 3-1 na Nigéria
A selecção Nacional de Futebol de Sub-20, os "Mambinhas", perdeu na Nigéria o jogo da 1a da 2a eliminatória de qualificação à fase final do Campeonato Africano das Nações-2001 a decorrer na Etiópia no próximo ano. O golo moçambicano foi apontado pelo avançado Derito, o melhor artilheiro dos "Mambinhas".
Moçambique ficou reduzido a 10 unidades no segundo tempo do jogo, quando perdia por 1-0, devido a expulsão de Paíto. Foi nesse período que os nigerianos ampliaram o "score" para 2-0, na cobrança da grande penalidade, e Moçambique conseguiu o tento de honra antes de os anfitriões atingirem o 3-0. O joga da 2a mão realiza-se a 5 de Novembro em Maputo. (Notícias, 26/10/00)
Desportivo homenageia Mutola no dia do seu aniversário
O Grupo Desportivo de Maputo, clube que produziu a campeã olímpica dos 800 metros, homenageou Lurdes Mutola no dia do seu aniversário. O presente para Mutola foi, entre outros, o baptismo com o seu nome do pavilhão gimno-desportivo do clube com o nome da atleta. Assim, o pavilhão do Desportivo passou a denominar-se Pavilhão Maria de Lurdes Mutola.
Para além da atribuição do nome da atleta ao pavilhão aquele clube obsequiou a atleta com o título "Águia D'Ouro", galardão mais alto da colectividade, e colocou a foto da "menina" na sala de trofeus da colectividade. As instituições de ensino superior de Moçambique também vão homenagear a corredora Lurdes Mutola. (Notícias, 27/10/00)
Mutola esteve nas Ilhas Maurícias
A campeã Olímpica dos 800 metros, a moçambicana Maria de Lurdes Mutola, regressou das Maurícias para onde se deslocara a convite do Governo daquela país africano, no quadro das relações desportivas existentes entre os dois países. Durante sua estada nas Maurícias, Mutola manteve encontros com o Ministro dos Desportos, desportistas, companhias e empresas com investimentos ou projectos em Moçambique.
Nesses encontros Mutola falou da sua carreira como atleta e solicitou apoios para a sua fundação. Para o Governo mauriciano Mutola "é um símbolo de África da Austral" e a medalha ouro por ela conquistada em Sidney tem uma dimensão regional, por isso tem que ser encarada "com todo o respeito e responsabilidade". (Notícias, 26/10/00)
[voltar ao Conteúdo]
|