"Mabuluo" já regressou ao país
O grupo musical "Mabulo" regressou ao país, depois de cumprir uma digressão de três meses pela Europa. A banda que deixou Maputo em Agosto passado integra músicos da velha guarda, tais como Lisboa Matavele e António Marcos, e músicos da nova geração. A "tournée" do "Mabulu" inseria a Suíça, Alemanha, Inglaterra, França, Áustria entre outros países do velho continente.
O grupo esteve nesses países para divulgar o seu primeiro CD intitulado "Karimbo", editado e distribuído a nível internacional pela discográfica "World Music Network" da Grã-Bretanha. O álbum tem 14 temas e é preenchido por ritmos puramente moçambicanos. Este agrupamento surgiu com o objectivo de criar um diálogo musical entre diferentes gerações de cantores para em conjunto tentar trazer soluções para a elevação da música moçambicana além fronteiras. A digressão de "Mabulu" tem o suporte financeiro da Cooperação Suíça e é coordenado pela Mozambique Recording. (Notícias, 08/11/00)
Kheto expõe em Maputo
O pintor moçambicano Kheto Luluáli está apresentar em Maputo a sua 8a exposição individual, intitulada "Makoripandja". São 21 obras em acrílico sobre tela produzidos na Holanda, onde se encontra radicado há dois anos. O artista disse que trouxe para esta mostra o seu entendimento acerca da comunicação e, o título da exposição "Makoripandja" significa o poder da comunicação. Não obstante estar a viver na Holanda, Kheto considera ser aqui em Moçambique onde tem as suas raízes e daí o espaço moçambicano ser apropriado para mostrar aos seus amigos, colegas e familiares as suas criações produzidas no país onde actualmente reside. (Notícias, 06/11/00)
[voltar ao Conteúdo]
|