NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 02 - Edição 46 - 4 de Dezembro de 2000
 


SOCIEDADE


 
SIDA com mais prevalência em Tete

Tete é considerada a província mais afectada pelo SIDA. Segundo dados relativos ao ano passado, existem nesta província cerca de 125.266 seropositivos e cerca de 9124 casos de SIDA. No mesmo período, registou-se uma taxa de mortalidade de adultos de 15.603 e uma taxa de mortalidade infantil de 6468 óbitos. Como consequência, 17.000 crianças encontram-se actualmente em situação de órfãos. (Notícias 02/12/2000)
 


1 de Dezembro, dia de luta contra a SIDA

Moçambique também celebrou o Dia Mundial de luta contra o SIDA. A data foi comemorada com actividades culturais e de sensibilização. Em Maputo, para além da inauguração de um mural pintado por vários artistas realizou-se uma marcha durante a qual foi destacada a necessidade de se quebrar o silêncio sobre o HIV/SIDA, e de se tomar medidas de prevenção contra a chamada doença do século.

Centenas de pessoas, empunhando cartazes com dizeres como "Vamos quebrar o silêncio contra o HIV/SIDA", "Todos somos chamados a participar na luta contra o SIDA" partiram da Praça da OMM, e outros da Estátua de Eduardo Mondlane, até ao Parque Repinga. Aqui realizou-se um concerto musical "fora-de-horas" de vários músicos moçambicanos, entre os quais os Kapa Dêch, Mozpipa, Zaida Chongo e o Projecto África. (Notícias 02/12/2000)
 


Muçulmanos em jejum

A comunidade muçulmana iniciou semana passada o mês sagrado de Ramadan, no qual, desde o nascer ao pôr do sol, se abstém de comer e beber. Para além do jejum, um dos cinco mandamentos desta religião, os muçulmanos estão também proibidos de cometer qualquer outra acção considerada imoral. (Notícias 28/11/2000)
 


Mau tempo em Cabo Delgado

Sete feridos, um dos quais em estado grave, centenas de casas destruídas e 250 famílias sem abrigo, é o balanço dos estragos causados pelas chuvas intensas que fustigaram o distrito de Balama na província de Cabo Delgado.

A tempestade, acompanhada de granizo e ventos fortes, destruiu ainda celeiros das populações. Segundo os serviços meteorológicos, a previsão é de mais chuvas para esta altura do ano. (Notícias 28/11/2000)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2000 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar