Pescadores artesanais recebem apoio
O Governo vai oferecer aos pescadores artesanais das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane e Sofala, afectados pelas cheias, instrumentos de trabalho, nomeadamente redes e material para a reabilitação das suas embarcações. Para a província de Maputo estão disponíveis materiais no valor de 500 mil USD e para as restantes províncias no valor 2500 USD.
Segundo o Director do Instituto de Desenvolvimento de Pesca de Pequena Escala, Francisco Bomba, esta assistência vai beneficiar entre 5 a 7 mil pescadores artesanais. O apoio insere-se nos programas de desenvolvimento de pesca artesanal em curso no país. (Notícias 15/12/2000)
Comercialização de excedentes agrícolas interessa malawianos
Agentes económicos malawianos estão interessados na compra de excedentes agrícolas dos camponeses dos distritos de Alto-Molócuè, Gilé, Milange e Mocuba, na província da Zambézia, revelou o Director Provincial da Indústria e Comércio, João Ventura. Os empresários malawianos apelaram, no entanto, à simplicidade de algumas tributações e procedimentos alfandegários, principalmente a redução das taxas cobradas às viaturas de mercadorias. (Notícias 16/12/2000)
Incremento da produção de leite na Beira
Na cidade da Beira, em Sofala, foi adoptada uma política que visa o relançamento da produção do leite e outros derivados, em média e grande escala, em várias unidades pecuárias. Pretende-se com esta iniciativa garantir que o produto não falte no mercado.
Segundo os criadores de gado, o maior problema era a falta de uma política de protecção dos produtores de leite e seus derivados levando consequentemente, a que a actividade registasse baixa produtividade. Os Serviços de Pecuária comprometeram-se a trabalhar com os criadores de forma a que estes melhorem a qualidade dos seus produtos, particularmente na área da higiene. (Notícias 16/12/2000)
[voltar ao Conteúdo]
|