NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line


NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 2 - 22 de Janeiro de 2001
 


ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
Manica registou investimento de 48 milhões USD

Segundo o documento intitulado "Resumo das Principais Realizações do Programa Económico e Social (PES) do ano 2000", os investimentos realizados no ano passado, no âmbito da promoção de investimentos na província de Manica, atingiram cerca de 48 milhões USD, aplicados essencialmente nas áreas de agricultura, pecuária, indústria, comércio, turismo, transporte, exploração e transformação de madeira. Para além destes investimentos em 2000, foram feitos contactos com diversos agentes económicos e investidores, os quais foram direccionados para os distritos com reconhecidas potencialidades agro-pecuárias, florestais e faunísticas.

A província de Manica é uma das mais ricas do país, embora muitos dos seus recursos ainda não estejam a ser explorados de forma adequada. Dentro das oportunidades que à primeira vista sobressaem e clamam pela intervenção de investidores para a sua exploração eficiente, destacam-se o complexo agro-industrial de Manica, a Moagem Pioneiros e a produção de óleo de girassol, águas minerais e terminais, bauxite cal e granito, entre outros. (Notícias, 19/01/01)
 


Em Maputo: Portagem abriu sem "oposição"

A Praça de Portagem de Maputo abriu ao trânsito, sem registo das anunciadas manifestações de repúdio dos transportadores semi-colectivos de passageiros e grupos de cidadãos da Matola. Tal deveu-se à decisão do Governo de assumir as responsabilidades pela reparação dos danos ao longo das secções 18 e 19 da auto-estrada Maputo/Witbank, ao mesmo tempo que se comprometeu a encontrar soluções para as reclamações dos transportadores semi-colectivos de passageiros que operam na rodovia. Entretanto, os transportadores anunciaram o agravamento das tarifas, caso o Governo e os seu parceiros não apresentem uma solução alternativa para as suas reivindicações, como seja o desconto da taxa de portagem na ordem de 50%.

A nova tabela apresentada pelos transportadores à comunicação social, indica que a ligação entre as cidades de Maputo e Matola poderá passar a custar cinco mil meticais (MT), contra os actuais 3 mil MT. Pelo menos 16 mil viaturas cruzaram a portagem de Maputo durante o seu primeiro dia de funcionamento, segundo informou a TRAC, companhia que explora a auto-estrada Maputo/Witabank e as respectivas portagens, por um período de 30 anos. A N4 foi orçada em 1.3 mil milhões de randes, dos quais 600 milhões foram gastos nas obras realizadas em território moçambicano. (Notícias, 19/01/01)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


Ligação centro/norte: Batelão já cruza Zambeze

A ligação entre as províncias de Sofala e Zambézia através do batelão em Caia, que esteve interrompida devido à subida dos níveis do rio Zambeze, está restabelecida embora com enormes restrições, uma vez que estão a ser utilizadas rampas alternativas.

Em relação aos níveis de subida do rio, o leitor da escala hidrométrica baseado em Caia não conseguia obter uma leitura, mas havia informações segundo as quais o rio tinha atingido o nível de alerta, situado em cinco metros, e que nalgumas zonas estava a transbordar para as margens. Localmente, segundo testemunhos da população, o aparecimento de muita manga e formigas, como é o caso este ano, é sinal de maior probabilidade de ocorrência de cheias. (Notícias, 17/01/01)
 


Alfândegas apreendem mercadorias

As alfândegas apreenderam na fronteira de Ressano Garcia quantidades consideráveis de mercadoria diversa, que estavam sendo descaminhadas. A mercadoria, estimada em mais de mil milhões de meticais, compreendia entre outras coisas uma máquina de terraplanagem "Caterpillar", 119 caixas de sardinha, 10 caixas de óleo, uma arma de caça, dois televisores, caixas de cerveja, ventoinhas e carpetes. Ainda em Ressano Garcia, as alfândegas apreenderam dois motores de barco avaliados em 66 mil randes, que estavam a ser descaminhados, escondidos num autocarro. O valor de imposições aduaneiras esperado é de cerca de 127 milhões de meticais, sendo o valor de multa estimado em 190 milhões de meticais. (Notícias, 17/01/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar