RDCongo -Primeiros capacetes azuis chegam ainda este mês
O destacamento das forças de paz das Nações Unidas na República Democrática do Congo começa no fim deste mês, segundo afirmou o porta-voz da Missão de Observação da ONU no país (MONUC). De acordo com o coronel Regis Barman, 1562 soldados de quatro países, Uruguai, Marrocos, Tunísia e Senegal, integram o primeiro contingente dos capacetes azuis que ocuparão posições em seis localidades da RDCongo. "O contingente da MONUC terá como missão exclusiva proteger as instalações, equipamentos e material da ONU", disse.
A força internacional só será destacada depois da retirada de todas as forças envolvidas numa distância de 15 km sobre as posições que ocupam actualmente. (Notícias 09/03/01)
Malawi - 346 mil pessoas afectadas pelas cheias
O Malawi lançou um apelo de emergência de 6.7 milhões de USD para ajudar cerca de 346 mil pessoas afectadas pelas inundações que assolam a região. A verba também se destina à reconstrução de infra-estruturas destruídas. As cheias consideradas uma "tragédia nacional" pelas autoridades já causaram a morte de 10 pessoas. Segundo peritos agrícolas, a produção de milho, principal base alimentar, vai decrescer 15% e situar-se em 2,1 milhões de toneladas este ano. (Notícias 08/03/01)
Zimbabwe - Possíveis eleições antecipadas
Segundo a agência PANA, a tensão política no Zimbabwe começa a ter novos contornos, com suspeitas, cada vez maiores de que o Presidente Robert Mugabe pretende organizar eleições presidenciais antecipadas nos próximos meses. As eleições presidenciais estão previstas para 2002, mas observadores políticos consideram que as intensivas campanhas da ZANU-FP, o partido no poder, e as acções de repreensão levadas a cabo pelo Governo contra o sistema judicial e os "media" são indicativos das intenções do partido do Presidente Mugabe para realizar eleições antecipadas.
O Movimento para a Mudança Democrática (MDC) critica a intenção de Mugabe. Mas mesmo assim, a um ritmo mais lento, o MDC também começou a fazer campanha, particularmente nos seus bastiões urbanos. (Notícias 09/03/01)
SADC - Reestruturação da organização aprovada
Os Chefes de Estado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) aprovaram, na cimeira extraordinária realizada em Windhoek, o processo final de reestruturação da sua organização. Decidiu-se abolir as unidades sectoriais de coordenação por países e criar direcções por áreas de actuação que funcionarão junto a um Secretariado Executivo com novas atribuições e competências. Para além desta decisão estrutural, a cimeira elegeu o Mauriciano Prega Ramsamy para o cargo de secretario executivo da SADC. (Notícias 10/03/01)
Cabo Verde - Pedro Pires confirmado Presidente
Pedro Pires é o novo Presidente de Cabo Verde. Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), Pedro Pires obteve 75827 votos (49.43%) e o seu rival, Carlos Veiga, 75815 (49,42%). De um total de 260209 eleitores, votaram 153406 (58,95%). Registaram-se ainda 622 votos brancos (0,24%) e 1142 votos nulos (0,44%).
Pedro Pires vai cumprir um mandato de cinco anos, sucedendo António Mascarenhas Monteiro, que chefiou o país desde 1991. Está ainda por anunciar a data de posse do novo Presidente. (Notícias 09/03/01)
[voltar ao Conteúdo]
|