NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 11 - 26 de Março de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
BCM encerra 2000 com resultado líquido negativo

Os accionistas do Banco Comercial de Moçambique (BCM) estiveram ontem reunidos, em Maputo, em Assembleia Geral destinada à análise e aprovação do relatório de contas do exercício do ano 2000, que encerrou com resultado líquido negativo valorizado em 27 milhões USD. Não obstante aquele resultado negativo, o banco alcançou alguns resultados positivos, tais como as cotas de 31% nos depósitos e 22% no crédito mercado.

Responsáveis daquela instituição afirmam que o banco está em condições de evitar e prevenir fraudes semelhantes àquela ocorrida na dependência da Sommerschield em 1996, em que foram roubados 144 mil milhões de meticais. Afirmam que a informatização diminuiu a vulnerabilidade às fraudes. Por outro lado crêem que, com a introdução, no presente ano, do sistema de compensação electrónica pelo Banco de Moçambique, o BCM irá tornar-se mais protegido.

O BCM tem 54 balcões espalhados por todo o país, e as suas acções estão repartidas entre o consórcio português BCP, 51%, e o Governo, que detém os restantes 49%. Face à crise naquela instituição, o Governo injectou no ano passado 100 milhões USD. (TVM, 22/03/01)


CE financia Orçamento Geral do Estado

A Comissão Europeia (CE) aprovou recentemente um programa de 65,7 milhões de euros (cerca de 60 milhões USD) para apoio directo ao Orçamento Geral do Estado. Do montante aprovado, 25 milhões de euros serão desembolsados de imediato, enquanto que os restantes 40,7 milhões serão desembolsados no decorrer dos meses de Junho e Julho do ano corrente.

Por seu turno, o Banco Europeu de Investimentos (BEI) concedeu, sob instrução da CE, um perdão de 19,8 milhões de euros da dívida de Moçambique, no quadro da iniciativa HIPC. Com o perdão, os credores entendem que Moçambique poderá dispor de recursos financeiros adicionais para a redução da pobreza. (Notícias, 23/03/01)


Governo procura patrões para o "Universo"

O Governo está a preparar os documentos finais para alienação do Hotel Universo através de um concurso público, depois de ter rescindido recentemente o contrato com a sociedade de Hotelaria e Turismo (SOHTUR), por esta não ter honrado com os seus compromissos. Enquanto isso, continua a busca de uma solução para a questão dos últimos quatro meses em que os trabalhadores não tiveram salários, bem como para a liquidação da dívida de 18 meses que o próprio Estado deve aos trabalhadores daquela unidade hoteleira.

Por enquanto, a gestão do hotel passou para dos trabalhadores. A SOHTUR alegou não ter investido na modernização e operacionalização do hotel porque não chegou a ter garantias sobre qual seria o futuro da unidade. Durante os dias 30 e 31 de Janeiro passado, os mais de 50 trabalhadores do Hotel Universo paralisaram as actividades, exigindo o pagamento de dois meses de salários em dívida, da responsabilidade dos gestores dispensados pelo Governo. (Notícias, 24/03/01)


Receitas fiscais atingiram os 7471 milhões de contos

Dados divulgados em Maputo no decurso do XXI Seminário Nacional sobre a Execução da Política Fiscal, indicam que o Estado arrecadou no ano passado um total de 7 471 milhões de contos (mdc) na cobrança de receitas, correspondentes a um cumprimento de 100% da meta prevista.

O MPF conseguiu alcançar as metas previamente estabelecidas, 7,4 mdc, no reajuste, dado que a meta de 7,5 mdc ora planificada foi rectificada face ao impacto das calamidades do ano passado. O valor alcançado representa um aumento em 3,7% relativamente às cobranças de 1999. O impacto das calamidades sobre as empresas levou à redução dos lucros, influenciando a cobrança da contribuição industrial antecipada e do IVA, devido à diminuição das trocas comerciais e das importações. (Notícias, 20/02/01)


Emirados Árabes viabilizam Pemba Beach Hotel

Já teve início a construção do Pemba Beach Hotel, a maior unidade hoteleira da província da Cabo Delegado, cujo investimento, dos Emirados Árabes Unidos, é avaliado em 5 milhões USD. A unidade em construção, de cinco estrelas, terá 12 andares e localizar-se-á junto à praia do Wimbi. Será constituída por serviços tais como um casino, salas de reuniões, bares, salas de jantar e 68 quartos. O Pemba Beach Hotel está a ser construído numa área de cerca de 130 mil metros quadrados e vai empregar directamente 400 pessoas. Parte da obra, cuja execução está a cargo da empreiteira "Concor", será concluída em Novembro deste ano. (TVM, 21/03/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar