Costa moçambicana vai ser fiscalizada via satélite
O Ministério das Pescas já tem disponível cerca de um milhão de USD para a instalação e operação da primeira fase do processo de fiscalização pesqueira via satélite na costa moçambicana. Até finais deste mês deverão estar concluídas as negociações já em curso com a empresa britânica que venceu o concurso para este efeito.
Segundo o Ministro, Cadmiel Muthemba, o sistema vai abranger todos os barcos de pesca industrial e semi-industrial que operam ao longo da costa. Muthemba acrescentou que o moderno sistema estará operacional antes do final do primeiro semestre deste ano. (Notícias 12/04/01)
Exportação de pescado rende mais de 100 milhões USD
Moçambique exportou, durante o ano passado, cerca de 15800 toneladas de pescado diverso, quantidades que renderam pouco mais de 100 milhões de USD. Os resultados representam uma realização na ordem de 113% em termos de volume e 12% em valores monetários.
O volume de exportações do pescado nacional poderá atingir, este ano, um total de 17,2 mil toneladas o que corresponde a uma receita global de 106,1 milhões de USD. Caso se concretize esta previsão, registar-se-á um crescimento de 13,9 e 4,2%, respectivamente para o volume de receitas. (Notícias 12/04/01)
Censo Agro-Pecuário cobre mais de 95%
A primeira fase do Censo Agro-Pecuário, que decorreu no país, de Setembro do ano passado até princípios deste mês, conseguiu uma cobertura de 95% do grupo alvo, cerca de 22 mil agregados familiares. A segunda fase, que consiste na medição dos rendimentos, já devia ter arrancado mas não há fundos para tal. (Notícias 12/04/01)
[voltar ao Conteúdo]
|