AEMO reabre biblioteca
A Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) reabriu a sua biblioteca agora com um "novo" visual, mais apetrechada e computorizada. Segundo Lília Momplé, Secretária-Geral da AEMO, a aposta da nova biblioteca é a literatura moçambicana. A biblioteca tem nas suas prateleiras obras de quase todo os países africanos de língua portuguesa. (Notícias 23/04/01)
Mia Couto ganha prémio de literatura
O escritor moçambicano, Mia Couto, venceu o prémio literário Mário António, instituído pela Fundação portuguesa Calouste Gulbenkian. A obra "O último Voo do Flamingo" valeu um prémio de cerca de 22 mil USD ao autor.
Este novo galardão literário evocativo da memória do escritor e poeta angolano, Mário António de Oliveira, destina-se a distinguir, de três em três anos, obras de escritores africanos de Língua Oficial Portuguesa ou de Timor em prosa de ficção, teatro, ensaio ou poesia. (Notícias 23/04/01)
Festival "Music Crossroads"
Sessões de workshops e música ao vivo caracterizam o festival "Music Crossroads" que decorre no Centro Cultural Franco Moçambicano. O festival, de que Moçambique é hospedeiro pela segunda vez, conta com a participação de quase 100 jovens vindos da África da Sul, Malawi, Tanzania, Zâmbia e Suécia.
O projecto "Music Crossroads" é uma iniciativa que tem por objectivo promover, divulgar e descobrir novos talentos na área da música. Os dois grupos vencedores representarão a África Austral no festival mundial que decorrerá na Escandinávia. (Notícias 27/04/01)
Noa encerra "Semana do Livro"
O professor e escritor, Francisco Noa, encerrou com uma palestra a "Semana do Livro" que se iniciou no passado dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. Noa debruçou-se sobre a importância do livro como fonte de sabedoria universal mas também material fundamental dos profissionais de documentação e informação que operam nas bibliotecas, centros de documentação e arquivo. Na ocasião foram recolhidos livros escolares e infantis para serem canalizados às vítimas das cheias da região centro do país. (Notícias 27/04/01)
Videos em exposição
Está patente no Centro Cultural Português a exposição vídeo, "SulSouth - Viagem dentro de tecnologias mutantes". A mostra apresenta obras de artistas de cinco países que estiveram expostos à influência portuguesa. Segundo o director artístico, José Ferreira, "SulSouth" é um projecto que apresenta duas áreas: a primeira refere-se à política pós colonial e a segunda aos traumas e memórias retratados pelos artistas.
Os filmes foram registados em formato de 8mm. Foram produzidos a baixos custos usando material convencional e doméstico. (Notícias 26/04/01)
[voltar ao Conteúdo]
|