Garantida assistência alimentar às vítimas das cheias
A assistência alimentar às vítimas das últimas cheias está garantida por mais três meses, podendo o nível dos stocks de alimentos atingir 11 mil toneladas. Neste momento são assistidas em alimentos um total de 235 mil pessoas.
Segundo Silvano Langa, Director do Instituto Nacional de Calamidades (INGC), há três semanas havia um stock de alimentos na ordem de 4 mil toneladas, parte do qual já foi escoado. São agora negociadas com o Programa Mundial de Alimentação sete mil toneladas de alimentos, com destaque para o milho, e espera-se receber mais quatro mil toneladas de arroz do Japão. (Notícias 06/06/01)
Agricultores do Sábiè organizam feira agro-pecuária
Por ocasião do seu 37º aniversário, a Vila da Moamba organizou mais uma feira agro-pecuária. Tratou-se da quarta edição desta vez marcada por poucos participantes. Os agricultores afirmam que esta foi a pior campanha agrícola que já registaram. Tanto as culturas de regadio como as de sequeiro não apresentaram índices positivos daí a fraca participação de expositores e produtos. (Televisão de Moçambique 04/06/01)
Nampula exporta 6,6 toneladas de fibra
Dados fornecidos pelo Instituto do Algodão de Moçambique (IAM) apontam, que até 23 de Abril último, Nampula produziu perto de 8 toneladas de algodão, das quais foram exportadas 6,6 toneladas de algodão fibra. No cultivo do chamado "ouro branco" participam 263 associações de mil agricultores, apoiadas por empresas que disponibilizam para o efeito insumos e instrumentos agrícolas.
Nampula prevê produzir, na presente campanha agrícola, pouco mais de 33 mil toneladas de algodão caroço, numa área de 65 753 hectares. Caso este plano se concretize, a província vai registar um crescimento de 39,2% e 89,9%, respectivamente para a produção e áreas semeadas, em relação à safra anterior. (Notícias 08/06/01)
[voltar ao Conteúdo]
|