NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 03 - Edição 30 - 03 de Setembro de 2001
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA


 
FACIM-2001: Está confirmada a presença de 600 empresas

Seiscentas empresas confirmaram a sua presença na 37a edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM-2001), a decorrer de 3 a 9 de Setembro. Nesta edição estarão representados nove países, nomeadamente África do Sul, Alemanha, China, França, Grã-Bretanha, Suazilândia, Portugal, Tanzânia, Líbia e ainda o território de Macau. Estarão igualmente presentes expositores individuais oriundos do Gana, Paquistão, Malásia e Índia.

A participação de empresas nacionais no certame será garantida por cerca de 115 empresas, contra 187 registadas no ano passado. A FACIM-2001, a última a ser operada dentro das pavilhões habituais, vai ocupar uma área de 12 mil metros quadrados, contra cerca de oito mil do ano passado. A SOGEX, gestora da FACIM, pretende arrancar em 2002 com obras de melhoramento das instalações do empreendimento. (Notícias, 29/08/01)


Lucros das TDM crescem com 38%

Os lucros operacionais líquidos das Telecomunicações de Moçambique-EP atingiram 1 691 milhões de contos (+/- USD 94 Milhões) no ano passado. A cifra corresponde a um crescimento de 38% em relação a 1999. A administração da TDM-EP indica que os resultados alcançados foram consequência do programa de desenvolvimento sustentado da empresa para as áreas principais de negócios.

Segundo a mesma fonte, o resultado líquido ascendeu aos 87,5 milhões de contos (USD 4,8 Milhões), o que representa um crescimento de 35,7% relativamente ao ano anterior. (Notícias, 29/08/01)


GRATUITO

COMO OBTER UM LICENCIAMENTO COMERCIAL?

Mande uma mensagem para notmoc@iris.co.mz
com o "subject": LICENCIAMENTO COMERCIAL


Zâmbia junta-se ao Corredor de Nacala

A Zâmbia aderiu à iniciativa do Corredor de Desenvolvimento de Nacala. O facto vai permitir àquele país do hinterland fazer escoar os seus produtos para mercados europeus e matéria prima para a sua indústria, através do porto moçambicano.

A ratificação da adesão da Zâmbia à iniciativa do CDN deu-se no encontro que teve lugar em Nacala. Nessa reunião foram debatidos igualmente a preparação da conferência internacional de investidores, aprazada para Novembro próximo, e fez-se a avaliação dos progressos alcançados pelas comissões técnicas conjuntas de trabalho criadas no encontro interministerial, decorrido em Março último. (Notícias, 01/09/01)


Inhambane vai produzir óleo alimentar biológico

No próximo ano vai entrar em funcionamento uma fábrica de processamento de coco para o fabrico de óleo alimentar biológico, no distrito de Morrumbene, província de Inhambane. O empreendimento, que deverá empregar cem pessoas, vai contar também com uma linha de produção de sumos a partir de citrinos produzidos naquela província.

A indústria, que não vai usar produtos químicos na transformação de matéria-prima, será a primeira do género no país e na região da África Austral, a sua edificação arrancou recentemente.

A fábrica deverá produzir pelo menos mil litros de óleo bruto por dia, que será exportado para Europa para efeitos de refinaria. A iniciativa resulta de um financiamento do governo holandês em cerca de 400 mil USD, aos quais se juntaram outros 600 mil USD disponibilizados por outros parceiros. (Notícias, 30/08/01)

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2001 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar