AEMO Lança 1º livro de Noémia de Sousa
Os poemas de Noémia de Sousa estão finalmente disponíveis ao público. A escritora moçambicana comemorou 75 anos de vida e a Associação de Escritores Moçambicanos (AEMO) prestou-lhe uma grande homenagem: lançou o seu primeiro livro."Sangue Negro" reúne todo o trabalho de Noémia de Sousa escrito entre 1949 e 1951.
Três anos, o tempo suficiente para incendiar o rastilho da poesia que reivindicava a personalidade dos oprimidos. Noémia de Sousa festejou 75 anos. Escritores e amigos prestaram-lhe em Maputo uma homenagem. Embora em Portugal a escritora esteve presente na memória de todos. (Televisão de Moçambique 20/09/01)
História do cinema em vídeo
A História do Cinema em Moçambique vai ser documentada para televisão. As filmagens já começaram e contam com a realização da portuguesa, Margarida Cardoso. A realizadora lidera uma pequena equipa de profissionais. Com uma longa experiência em curtas metragens, Margarida Cardoso aposta agora numa história moçambicana, o Cinema em Moçambique, desde os primeiros anos do Instituto Nacional do Cinema (INC) até à situação actual.
Grandes nomes da história do cinema moçambicano vão dar vida ao documentário. O Instituto Nacional de Cinema agora Instituto Nacional de Audiovisuais e Cinema é um dos grandes cenários. As filmagens em Maputo vão decorrer até ao final do mês. (Televisão de Moçambique 18/09/01)
Cesária Évora em Maputo
A cantora cabo-verdiana, Cesária Évora, vai actuar esta 5ª feira na cidade de Maputo. Trata-se de um concerto de apresentação do seu mais recente álbum de originais "São Vicente", publicado em Maio pela LUSÁFICA, editora francesa. O espectáculo terá lugar no Cine - África e é organizado pelo Centro Cultural Franco Moçambicano. (Notícias 21/09/01)
Núcleo de Arte apoia artistas
O Núcleo de Arte de Maputo promove uma exposição de angariação de fundos para os artistas da casa. São fundos que vão levar próximo mês cerca de 10 artistas à Alemanha onde se realiza um grande workshop de pintura e escultura.
A exposição reúne obras de diversos artistas. Alguns já conhecidos outros que se estreiam nas galerias. É o caso de Ducha e Rita Moniz Os artistas propõem uma infinidade de temas através de uma variedade de técnicas e materiais. A viagem faz-se através de quadros e também de esculturas(Televisão de Moçambique 16/09/01)
[voltar ao Conteúdo]
|