G/K/G importa 30 elefantes para Coutada 16
A coutada-16 recebeu recentemente 30 elefantes, no quadro do acordo transfronteiriço entre Moçambique, África do Sul e Zimbabwe, que preconiza a criação dum parque comum - Gaza/Kruger/Gonarezhou (GKG) - cuja abertura poderá acontecer este ano. A entrega dos 30 paquidermes insere-se também no plano de repovoamento da coutada 16, visando torná-la numa reserva nacional.
Os animais provêm do Kruger Park da África do Sul e a sua recepção oficial só poderá ocorrer a 4 de Outubro, numa cerimónia que será testemunhada por representantes dos três países que rubricaram o acordo. A iniciativa GKG assume-se como a maior área de conservação, sob ponto de vista de ecoturismo em África. Cobre, em toda a sua extensão, cerca de 35 mil km2. (Notícias, 27/09/01)
Acordo sobre descargas de Polangapoort
Num encontro do Comité Tripartido (Moçambique, África do Sul e Suazilândia), os sul-africanos comprometeram-se a reduzir as descargas de água realizadas a partir da barragem de Pongolapoort, no norte da província de Kwazulu-Natal, cujas consequências se fazem sentir ao longo do rio Maputo.
Com efeito, até finais deste ano, os sul-africanos deverão reduzir as descargas na linha de fronteira com Moçambique, dos actuais 400 m3/s para 85 m3/s. As descargas de Pongolapoort têm efeitos nefastos sobretudo na região de Matutuíne, distrito com um potencial agrícola de seis mil hectares, maioritariamente aproveitados para a produção de arroz e milho, entre outros produtos básicos para a população. (Notícias, 25/09/01)
[voltar ao Conteúdo]
|