Universidade do Rio promove Ilha de Moçambique
A Universidade Federal do Rio do Janeiro, no Brasil, promoveu um encontro sobre a Ilha de Moçambique. O evento reuniu escritores e intelectuais de países de língua portuguesa, que debateram a história e a produção artística daquela região insular de Moçambique.
Entre muitos outros, participaram no colóquio o historiador moçambicano António Sopa e o autor Nelson Saúte. Em paralelo ao encontro foram exibidas obras do artista plástico moçambicano Pompílio Gemuce, foram apresentados vídeos e poemas sobre a Ilha. (Notícias, 26/09/01)
Cesária Évora cantou em Maputo
A cantora cabo-verdiana Cesária Évora actuou no Cine-África, em Maputo, na sua passagem para a África do Sul. Para os moçambicanos, Cesária interpretou temas do seu último álbum "São Vicente di Longi" editado recentemente na França, onde reside. O álbum é uma mistura de estilos tais como a "morna" cabo-verdiana e rítimos espanhóis e latinos. (Notícias, 27/09/01)
"Diálogo IV - A Dimensão" - 20 obras de Muando
O escultor moçambicano Muando apresenta no Museu Nacional de Arte, em Maputo, a sua IV exposição individual, denominada "Diálogo IV - A Dimensão". Com um total de 20 obras em madeira, Muando traça nesta perspectiva, um percurso de 15 anos de trabalho que ele considera árduo. O facto de esta exposição decorrer naquela instituição, é o cumprimento da sua vocação, que é promover as artes plásticas moçambicanas. (Notícias, 27/09/01)
Grupo de Teatro Gungu em Festival na Argentina
O grupo de teatro Gungo partiu para a Argentina, aonde vai participar num festival internacional denominado Mercosur. O evento vai decorrer nas cidades de Buenos Aires e Córdoba. Para aquele país o "Gungu" leva a peça "E Tudo a Água Levou", apresentada ao público moçambicano no ano passado, criada para retratar o drama que o país viveu depois das cheias que afectaram o país.
A peça foi seleccionada para o festival por observadores argentinos durante as exibições em Maputo. O Festival iniciou-se a 24 de Setembro e termina a 7 de Outubro. (Notícias, 27/09/01)
[voltar ao Conteúdo]
|