NoTMoC: Notícias de Moçambique
Edição on-line

NoTMoC
Informar (sobre) Moçambique

Ano 04 - Edição 28 - 15 de Julho de 2002
 

ECONOMIA E INDÚSTRIA

 
Banco Central aconselha aposta nas exportações

O governador do Banco de Moçambique, Adriano Maleiane, exortou as empresas nacionais a apostar nas exportações, dado que o mercado interno começa a não satisfazer as suas exigências. Maleiane revelou, por exemplo, que após ter analisado o balanço de cinco empresas de porte médio-grande, referentes aos anos de 1999 a 2000, concluiu que dependem de capitais alheios. Em geral, os proveitos não cobrem os custos.

Maleiane disse ainda que algumas empresas se deparam com constrangimentos tais como a ausência de parcerias que lhes permitiriam reduzir custos e aumentar os seus capitais sociais e a ausência de contabilidade organizada. (Notícias e RM, 11/07/02)


Fixados preços para comercialização de algodão

As associações de camponeses produtores de algodão e empresas concessionárias da província de Nampula fixaram os preços a praticar na compra do algodão na presente campanha. Assim o preço do quilograma do algodão de primeira qualidade foi fixado em 3 000 MT e o kg do algodão da segunda deverá custar 2 700 MT. No entanto, estes preços aguardam a aprovação do governo.

Na campanha do ano passado, o kg do algodão de primeira custava 2 800 e o kg do de segunda 2 100 MT. Na campanha deste ano, Nampula prevê comercializar mais de 45 mil toneladas de algodão, contra as 43 mil alcançadas na campanha anterior. (Notícias, 08/07/02 )


Com Portugal: HCB inicia liquidação da dívida

A Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) vai iniciar este ano a liquidação da sua dívida com o governo português, actualmente orçada em 2,5 mil milhões de USD. Segundo a administração da empresa, o pagamento da primeira prestação da dívida resulta da retoma da actividade da empresa, em 1998, e dos lucros gerados.

A dívida foi acumulada na sequência da paralisação da exploração da empresa, durante a guerra dos 16 anos. Em 1997, após a reconstrução da linha de transporte de energia para a África do Sul, a empresa estabeleceu um acordo com o Estado português de pagamento da dívida em 10 anos. (Notícias, 10/07/02).

[voltar ao Conteúdo]


NoTMoC - © 2002 Iris Imaginações

voltar voltar à home page de NoTMoC voltar a Moçambique On-line voltar