Moçambique on-line


Notícias do dia 22 de Agosto 2000

O diálogo não chega à base

Os participantes no Quarto Diálogo Internacional Sobre Parceria Inteligente, que decorre em Maputo desde domingo último, perceberam que o conceito de parceria inteligente está confinado, fundamentalmente, apenas aos governos, académicos e jornalistas, daí que há necessidade de fazer com que aquele conceito desça à base.

Num diálogo moderado pelo Chefe de Estado da Namíbia e Presidente em exercício da SADC, Sam Nujoma, o dia de ontem foi reservado ao debate de temas como o desenvolvimento de mecanismos de parceria inteligente, criação de centros de interesse, visões, privatizações, assuntos sociais e a modernização da governação.

Ainda ontem os chefes de Estado e de Governo e destacados membros da Commonwealth Partnership for Technology Management (CPTM) discutiram assuntos tais como a propriedade ou pertença e gestão do património nacional. Os membros do CPTM constataram que a posse de algum património nacional como, por exemplo, a terra, constitui ainda um desafio para aqueles países que acabam de alcançar a sua independência política. O caso do Zimbabwe foi citado como sendo o exemplo onde a transparência para a posse de alguma terra pelas populações locais tem sido alvo de impedimento. (Notícias, 22/08/00)

Portagem da Moamba entrou em funcionamento

A portagem da Moamba, na província de Maputo, a primeira de Moçambique, entrou em funcionamento ontem. A TRAC, a concessionária responsável pela construção, manutenção, melhoramento, expansão e operação da estrada N4 Maputo-Witbank durante 30 anos, afirma que, apesar da demora na abertura desta portagem, globalmente o projecto está adiantado em relação ao programa.

A Portagem poderá ser cruzada por uma média de 1000 a 1500 viaturas diariamente. De acordo com a tabela de custos acordada entre o Governo e a TRAC, os valores a pagar pelos utilizadores são 33.000 meticais (MZM) e 81.000 MZM, para viaturas ligeiras das classes I e II, 162.000 MZM e 242.000 MZM para viaturas pesadas das classes III e IV, respectivamente.

Há tarifas especiais para os chamados usuários frequentes; os que cruzem a portagem quatro vezes por mês beneficiarão de um desconto de 23%, 49% para os que cruzarem a portagem entre 5 e 24 vezes por mês, 74% para as que passarem entre 25 e 44 vezes/mês e 87% para os que o fizerem por mais de 45 vezes/mês.

A auto-estrada Maputo-Witbank tem 525 km, 432 dos quais em território sul-aficano e 93 em território moçambicano. A portagem de Moamba é a quarta das cinco portagens da N4, três das quais se encontram em território sul-africano. A última localizar-se-á entre Maputo e Matola e deve abrir ainda este ano. Por este empreendimento a TRAC despendeu 1,1 mil milhões de randes. (Notícias, 21 e 22/08/00)

Notícias de ontem (21 de Agosto):

"Diálogo inteligente" já arrancou

Cadeia de Nampula superlotada


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal