Moçambique on-line


Notícias do dia 26 de Agosto 2000

EDM necessita de 35 milhões USD para electrificação rural

A Electricidade de Moçambique (EDM) necessita de 35 milhões USD para financiar os projectos de electrificação rural nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, no norte do país. Cerca de 75% da energia eléctrica consumida na província de Nampula provém da Hidroeléctrica de Cahora-Bassa, através da linha centro-norte, enquanto que as províncias de Niassa e Cabo Delgado se servem de energia importada do Malawi e de sistemas isolados, centrais a diesel. (Notícias, 26/08/00)

África do Sul deve pagar indemnização a dois moçambicanos

O Governo moçambicano endereçou recentemente uma petição às autoridades da República da África do Sul (RAS) para o pagamento de indemnização aos dois moçambicanos declarados vítimas de violação dos direitos humanos por parte do regime do "apartheid". Trata-se dos ex-professores Félix Dimene e Jerónimo Simbine, raptados, instrumentalizados e usados a favor do exército sul-africano contra Moçambique e outros países da região. O processo de indemnização perdura há mais de 8 anos.

Aqueles dois cidadãos foram raptados em Agosto de 1982 por um comando sul-africano, na vila da Namaacha, e coercivamente integrados nas Forças Especiais da África do Sul (FEAS). Dimene, que pertenceu às FEAS por mais de 9 anos participou em missões na Namíbia, contra a SWAPO, combateu ao lado da UNITA em Angola e mais tarde, na RAS, participou em acções militares para desacreditar os movimentos de luta contra o "apartheid". O advogado dos dois moçambicanos apresentou ao tribunal uma proposta de indemnização de 18 milhões de randes para Félix Dimene e 9 milhões de randes para Jerónimo Simbine, que esteve cerca de dois anos nas FEAS. (Notícias, 26/08/00)

"Santo Egídio" vai construir 70 casas

Foi lançada a primeira pedra para a construção de 70 casas doadas pela Comunidade de Santo Egídio de Roma destinadas às vítimas das cheias em Chibuto. No acto do lançamento estiveram presentes membros do Governo de Moçambique, da Igreja Católica, Dom Matteo Zupi da Comunidade de Santo Egídio, diversas personalidades bem como centenas de populares. No bairro de Chimundo, contemplado pela iniciativa de "Santo Egídio" estão reassentadas 440 famílias na sequência das cheias. "Santo Egídio" teve uma grande influência para os entendimentos de paz para Moçambique, assinados em Roma em 1992. (Notícias, 26/08/00)

PNUD entrega donativo à Cadeia Central

A Cadeia Central de Maputo recebeu um donativo constituído por diverso material didáctico, de produção e desportivo, oferecido pelo PNUD. O donativo vem inserido num pacote de ajuda àquela unidade prisional elaborado pelo PNUD, que compreende material de apetrechamento de quatro salas de aula, nomeadamente carteiras, quadros e outros materiais necessários. O objectivo é minimizar as condições de reclusão bem como ocupar os reclusos, reabilitar e ressocializar o delinquente. (Notícias, 25/08/00)

Pós-cheias: país já recebeu 150 milhões USD

O Governo Moçambicano anunciou ontem, em Maputo, que apesar do atraso inicial, já foram firmados acordos para a disponibilização de 150 milhões USD, das verbas prometidas em Roma pelos parceiros internacionais, visando a reconstrução do país. Este informação foi revelada pela Ministra do Plano e Finanças, Luísa Diogo, à margem do seminário da Internacional Socialista (IS) que decorre em Maputo. A Ministra espera que até ao fim do ano esses montantes ascendam aos 300 milhões USD. (Notícias, 26/08/00)

Notícias de ontem (25 de Agosto):

Alemanha: exige-se pena máxima para assassinos do moçambicano

Arrancam estudos para instalação de Siderúrgica em Beleluane

Moçambique e RAS analisam cooperação económica

Cinco milhões de contos para projectos na Zambézia


Informação sobre Moçambique - © Moçambique On-line - 2000

Clique aqui voltar para voltar à página principal